quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Aspargos produzidos em Icapuí

Os arpargos são hortaliças usadas na culinária em pratos mais sofisticados por possuírem um sabor delicado e ter um baixo teor calórico. É pouco popular aqui no Nordeste, sendo mais consumido nos mercados da região Sudeste e na Europa.

Está sendo produzido aqui em Icapuí pela empresa Viva, sob a direção de Richard Muller que está difundido o produto em Fortaleza através de contatos com chefs de cozinha na capital cearense. A Viva tem atualmente uma produção de 50 quilos semanal e tem pretensões de aumentar para 300 quilos semanais em breve, já que a demanda por essa iguaria está aumentando.

A Viva produz ainda tomate-cereja, beringeja, mini-pepino e abrobrinha que são fornecidas a hotéis, restaurantes, supermercados e delicatessens em Fortaleza, onde o produtor se beneficia com o manejo adequado que possibilita a cultura do aspargo durante o ano inteiro.

As mudas dos arpargos e dos outros produtos são originários de outra empresa instalada em Icapuí, a Top Plant, que por sua vez tem sociedade com a Agrícola Famosa, aquela que tem destaque na produção de melão entre outras frutas. Essas empresas estão em expansão e se beneficia da posição estratégica entre os polos cearenses e potiguar de consumo, chegando a produzir por ano 100 milhões de mudas, o maior volume do Brasil.

Podemos perceber assim a grande potencialidade de nosso município em produzir diversos tipos de agricultura, bastando apenas um pequeno apoio dos governos municipal, estadual e porque nao federal, para fomentar e incetivar novos agricultores em nossa região. Seria uma forma sábia de proporcionar novas alternativas de renda e geração de emprego.

Fonte: Jornal o Povo (30.11.2009)

Um comentário:

Anônimo disse...

Lembrando amigos de Icapuí que o tecnico responsável por essa plantação na Agrícola é o nosso amigo Wlisses filho de Rogerio.