segunda-feira, 9 de julho de 2012

Crônica: os novos e velhos conhecidos da política local

Disputar uma vaga de vereador é geralmente o primeiro passo dado por aqueles que desejam ingressar na vida política - a maioria dos homens públicos iniciaram suas carreiras políticas como vereador. 

A legislação brasileira assegura que todo cidadão tem o direito de votar e de ser votado, basta estar quite com suas obrigações eleitorais. Isso, em algumas situações, propicia o surgimento de candidatos não tão preparados para assumir um cargo tão importante como o de vereador. Por outro lado, é a porta de entrada para novos ideais, novos pensamentos e novas visões políticas. 

Para esta eleição, os candidatos às vagas de vereador de Icapuí já foram definidos, demonstrando uma miscelânea de novos e velhos conhecidos da política local. Alguns dos nomes que constam na lista de candidatos (veja a relação clicando aqui) possuem um histórico político relevante, galgaram suas carreiras públicas aos longo dos anos, participaram de movimentos estudantis e de mobilização popular - são notoriamente conhecidos em nossa cidade. Nesse meio, encontramos também candidatos que já se aventuraram outras vezes na disputa eleitoral, buscando uma oportunidade de trabalhar em prol do povo, mas que, no entanto, não lograram êxito diante das conjunturas políticas de nosso município que nem sempre são favoráveis aos candidatos "menores". 

Completando a lista de candidatos, há aqueles que se lançam pela primeira vez no universo da política. Alguns são apontados pelos próprios partidos como forma de preencher as vagas de candidatura disponíveis. Outros caem de paraquedas, geralmente incentivados pelas famílias que têm tradição política. Poucos são os que vêm de um processo de construção política baseado em uma ideologia, vocação ou talento para a vida pública. Ironicamente, os candidatos dotados de ideologia, vontade de trabalhar pelo povo e com um nível mínimo de preparação são os que enfrentam maiores dificuldades na hora de conquistar os eleitores. Candidatos com esse perfil que foram eleitos em pleitos anteriores precisaram de várias tentativas até conseguir chegar a Câmara Municipal. Outros, desistiram no meio do caminho. 

É importante despertar nos eleitores uma preocupação maior com qualidade dos nossos representantes. O termo "qualidade", evidentemente, não se refere as características pessoais de cada candidato, mas sim, a consciência que esses candidatos devem ter sobre o que é ser um vereador e qual sua importância para construção de uma cidade democrática e desenvolvida. Não basta o candidato ter carisma, ser enturmado ou falar bem em público. Ele necessita compreender que o papel do vereador ultrapassa os limites da "filantropia" e da "caridade", munindo-se de propostas viáveis e coerentes que tenham por objetivo melhorar a qualidade de vida da população. E, acima de tudo, o candidato a vereador deve querer ser um vereador e não apenas um "remendo" político, para que haja uma verdadeira renovação política.
  
Claudimar Silva

2 comentários:

Professor Wellington Pinto disse...

Muito bom a reflexão política, escrito com maestria...

A Cidade Icapuí disse...

Obgdo Wellington, suas análises políticas tbm são interessantes. Abços!