quarta-feira, 29 de julho de 2009

José Airton se reúne com pescadores do litoral leste

Noticia retirada do site do Deputado Federal José Airton :

Os pescadores fizeram um abaixo-assinado para ser entregue ao presidente Lula cobrando ações mais efetivas do Ministério do Meio Ambiente no litoral do Ceará.


O encontro aconteceu no dia 18 de julho, na quadra do colégio Horizonte da Cidadania, na comunidade de Redonda, contou com as presenças dos pescadores e das comunidades de: RETIRO GRANDE, PONTA GROSSA, REDONDA, PEROBA, PICOS E BARREIRAS DE BAIXO, todos de Icapuí, além dos presidentes das colônias de pescadores de: Aracati, Beberibe, Cascavel e Aquiraz. Aproximadamente 900 pessoas participaram da reunião.


José Airton teve participação importante no encontro com os pescadores artesanais do litoral oeste de Icapuí e litoral de Aracati. Os pescadores denunciam que a pesca predatória vem acabando com a pesca artesanal e com a lagosta da região.


Mais de 2500 pescadores estão sem poder trabalhar por conta da invasão dos barcos que pescam com compressor, mergulhando com o equipamento que e proibido pelo Ibama. No ato do encontro foi entregue documento denunciando o descaso do Ministério com a pesca artesanal e solicitando ao Presidente Lula providencias urgentes.



Leia documento:


Abaixo-assinado




Ao Excelentíssimo Senhor Presidente da Republica Luiz Inácio Lula da Silva



Nós, Pescadores artesanais, infra-assinados, brasileiros, residentes e domiciliados no Município de Icapuí, estado do Ceará vimos perante a V.Exª, solicitar que sejam tomados mediadas urgentes para combater a pesca predatória.



Nossa categoria profissional foi obrigada a parar de trabalhar por falta de segurança. Os barcos que pescam de compressor invadiram a área em que pescávamos, alguns até armados. Rapidamente levaram quase toda lagosta existente. Já se passaram 45 dias, diversos conflitos aconteceram, manifestações ocorreram, e até o momento, o Ministério do Meio-Ambiente nada fez. Pelo contrario tem feito pouco caso da reivindicação dos pescadores artesanais, que são a parte vulnerável desse problema.



Conhecedores do compromisso do companheiro Presidente com os trabalhadores, sobretudo, os mais simples, compromisso manifestado principalmente com a criação do MINISTERIO DE AQUICULTURA E PESCA, apelamos que intervenha para podermos voltar a pesca com tranqüilidade, e, assim sustentarmos nossas famílias.



Na certeza de sermos atendidos, encaminhamos esse documento assinados pelos pescadores e pescadoras artesanais.


Um comentário:

A Cidade Icapuí disse...

Esperamos que os governantes realmente se engajem nessa temática, pois enquanto se discute, se fala, se comenta, pessoas estão passando necessidade.

Sabemos que a pesca é um assunto delicado, mas o marasmo dos nossos politicos que geralmente põem seus interesses pessoais acima do bem comum, protelam e empurram com a barriga a solução, ou no minimo o abrandamento,da crise no setor pesqueiro de nossa região.

Os pescadores, e seus dependentes, cobram mais agilidade e força de vontade dos que detém o poder da caneta...

Atentamos pra isso! Abraços!