quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

DN: Estado terá investimentos de até R$ 380 mi no turismo


Foto: divulgação

Diário do Nordeste - Negócios 

9.2.2012 
Estado terá investimentos de até R$ 380 mi no turismo 

São Paulo. Durante o ano de 2012, a pasta de Turismo do Estado deverá investir em obras de infraestrutura e equipamentos (com o início das obras do Acquario) algo entre R$ 330 a R$ 350 milhões, além dos R$ 30 milhões já reservados para a promoção e marketing do Ceará. 

A informação foi dada ontem pelo secretário de Turismo, Bismarck Maia, durante a abertura do 18º Workshop & Trade Show CVC, em São Paulo. "A aplicação desses recursos vai depender do ritmo das licitações e das obras. Os recursos são oriundos dos cofres estaduais,Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e Corporação Andina de Fomento (CAF)", comentou o titular da Setur/CE. Se concretizado, o volume representa entre 30% e 40% do que será aplicado até o fim do atual governo. 

Adiamento no Acquario 

Neste ano, somente as obras do Acquario, com início programado para a primeira semana de março, deverão demandar R$ 63 milhões (antes o período previsto era fevereiro). O gasto com túneis de acesso ao novo Centro de Eventos levará outros R$ 30 milhões e o começo do alargamento da CE-085 (trecho até Paracuru e que tem previsão para estar concluída em 2013) contará com cerca de R$ 50 milhões. Mas, a obra total está orçada em R$ 120 milhões. Durante o evento, o secretário também anunciou um mapeamento das potencialidades turísticas do Estado. O objetivo é elaborar planos estratégicos de marketing e promoção para cada um dos três polos apoiados pelo Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur): Litoral Leste (Porto das Dunas, Caponga, Águas Belas, Morro Branco, Praia das Fontes, Fortim, Canoa Quebrada, Majorlândia, Icapuí, além do Cumbuco que já faz parte do Litoral Oeste), Guaramiranga e entorno da Serra de Baturité e Ipu e entorno da Serra da Ibiapaba. O estudo é orçado em R$ 920 mil e será realizado por uma consultoria internacional. "O Estudo de Mercado teve como resultado uma análise qualitativa de todos os produtos turísticos do Ceará, além de indicar quem são nossos clientes em potencial. O Plano de Marketing, portanto, está baseado nessas novas premissas e orientará o desenvolvimento de ações de promoção e marketing do Ceará para os próximos 20 anos", afirmou. Terá como base a nova infraestrutura do Estado, que inclui o Centro de Eventos, novos aeroportos, Acquario e duplicação de estradas. 

Evento da CVC 

Em um stand de 320 metros quadrados, o Ceará é o maior expositor e também patrocinador do workshop da CVC, que segue até hoje. No espaço que promove a interação com o público, foram instalados totens com telas touchscreen apresentando os atrativos das praias cearenses; do turismo religioso, de eventos e de aventura; do Cariri; das serras da Ibiapaba e Guaramiranga. A mesma tecnologia mostra aos visitantes os investimentos no Aeroporto Internacional Pinto Martins, aeroportos de Jericoacoara. 

94% de ocupação 

A folia se aproxima e a rede hoteleira de Fortaleza deverá lucrar ainda mais nesse ano. "Durante o Carnaval, devemos registrar uma ocupação de 94% na rede hoteleira da capital. Em igual período de 2011, o índice havia ficado em 89%", afirmou o presidente da Associação Brasileira da Indústria Hoteleira do Ceará (Abih/CE), Régis Medeiros, também presente ao evento da CVC. 

LÍVIA BARREIRA 
REPÓRTER 
A repórter viajou a convite da Setur 

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