domingo, 12 de fevereiro de 2012

Grupo Resolver- Ética e Cidadania em Redonda entrega carta a autoridades de Icapuí

O grupo Resolver- Ética e Cidadania entrega carta ao presidente da Câmara dos Vereadores, Manoel Jeová Braga, ao prefeito, Jerônimo Reis e ao vice-prefeito, Vicente de Paula. Nessa carta o grupo relata os problemas vivenciados na comunidade de Redonda e conclama as autoridades para, junto com a comunidade, envolverem-se na busca constante por soluções. Leia a carta na íntegra.

Praia de Redonda (Foto: Divulgação)
Redonda, 7 de fevereiro 2012
Carta Aberta e Convite para os Políticos de Icapuí;


Querido Jerônimo, querido Vicente e todos os Secretários da Prefeitura, querido Cadá e todos os vereadores da Câmara.

É com alívio, satisfação e esperanças para um futuro melhor que nós, os membros do grupo Resolver – Ética e Cidadania em Redonda, queremos desejar que a nova administração do nosso município seja bem vinda para governar e ficar na liderança da tão necessitada Icapuí.

RECUPERAÇÃO da GENTE e do MEIO AMBIENTE, para 2012, para 2014 e para FRENTE!

Já em junho do ano passado o grupo Resolver mostrou na câmara umas cinqüenta fotos de Redonda abandonada, acompanhadas de uma carta sobre “O que está faltando nas coisas que já funcionaram mais ou menos” e “Coisas que nunca funcionaram” em Redonda. Estas fotos e a carta foram entregues nas mãos do então prefeito Edilson no dia 14 de julho, 2011, mas nada foi feito até a bem vinda cassação dele. Com o governo interino logo depois começaram algumas mudanças boas.

Em setembro, para finalizar a Semana da Campanha contra Drogas, a própria Câmara convocou uma Audiência Pública em Redonda, onde o grupo Resolver mostrou um vídeo “Droga Mata”, que mostra a grave situação atual do craque em nosso município.

Queremos logo avisar que falamos mais de Redonda, porque é Redonda que nós conhecemos melhor, mas com certeza todo o município de Icapuí precisa da mesma atenção, comunidade por comunidade! Precisa-se recomeçar com o Orçamento Participativo da época do PT anos passados em todos os lugares, quais que seriam muito bem vindos com as suas listas de necessidades e exigências!

Estes dois documentos acima mencionados são tristes evidências de um lugar e um povo em decadência. A pesca artesanal, a principal renda legal no município, só está dando prejuízo. Desemprego, pobreza e drogas andam, como tudo mundo já sabe,“bem” juntos. Abandono da cidade, lixo e drogados nas ruas, tudo e todos quebrados, escadarias caídas, drogados sem dentes; fica uma vergonha chamar turistas. Autoridades que não ligam, políticos que roubam e brigam entre si, ignorando as necessidades do povo e do meio ambiente. O povo está desconfiado, desanimado, para não dizer pior ainda apático, sem vontade de agir, desacostumando-se de trabalhar! Precisamos mudar isto.

O vídeo Droga Mata, que mostra um pouco a situação das drogas na nossa cidade, também tem a ver com um turismo sustentável, e tem mesmo, por que mesmo os drogados fiquem na periferia do nosso cotidiano, eles estão lá e muitas vezes provavelmente encontram-se mais com os mesmos turistas do que a gente; o vigia dos carros dos turistas, as prostitutas – mulheres de programa, etc..E assim fazem parte da imagem da nossa cidade que os turistas encontram, junto com o calçadão todo quebrado! A impressão dos turistas conta com tudo, e o nosso bem estar também. Quem quer convidar turistas para uma favela quebrada com gente desanimada, com “noieiros” pedindo cinco reais para qualquer motivo triste inventado para manter o seu vício, e o meio ambiente parecendo um lixão fedorento?! Tem lugares que parece que a guerra passou ontem! É uma vergonha total. E o povo precisa trabalhar, inclusive as pessoas viciadas que dizem que querem trabalhar e ganhar sua sobrevivência através de um trabalho bom.

Cadê a sociedade saudável, a cidade bonita, a gente alegre e satisfeita de ter cumprido um trabalho bem feito, e bem merecendo o pagamento? Imagine uma cidade linda, limpa, inteira, pintada, com flores, árvores que dão sombra, bancos para sentar, cheia de trabalhadores orgulhosos para chamar os turistas e assim gerar mais trabalho ainda.

Plano Diretor
Com grande satisfação notamos que a nova administração já está começando a recuperar a situação da saúde e da água, essencial para o bem estar de todos nós, mas precisamos logo pensar na totalidade e levantar a sociedade como um todo. Precisamos um Plano Diretor, mesmo se o nosso município ainda não tem os 20 mil habitantes, que faz obrigatório tal Plano, temos um município com 64 km de praia e assim um município com grande potencial turístico! E para isto não gerar mais confusões ainda em termos de construções inadequadas nos lugares também inadequados, precisamos urgentemente um Plano com regras e fiscalização bem definidas e claro com um planejamento para um crescimento desejável e saudável do nosso município!

Mas não precisamos só de um Plano, precisamos de ação! Bota imediatamente um batalhão de gente para trabalhar! E não só num dia mundial de limpeza das praias, nem para uma semana, um mês ou um ano, precisa-se para sempre e permanentemente! Limpar, concertar, construir, plantar, fazer manutenção, planejar, fazer funcionar, administrar - com pagamento sempre em dia

Precisamos de um batalhão de gente para realizar e depois manter e desenvolver esta transformação do atual baixo astral para um altíssimo astral! Isto também funciona como prevenção de entrar na vida das drogas e para recuperação de quem quer deixar a vida das drogas! Qual melhor caminho para uma felicidade saudável senão ver o resultado concreto dos seus esforços, da sua criatividade e receber a merecida recompensa em forma de um salário certo?!

Os trabalhadores precisam de lideranças competentes, que sabem o que fazer com boa organização e disciplina, com equipamentos e ferramentas adequados, roupas de proteção, material para os concertos e aos poucos para novas construções e plantações, com transportes etc.. E para recuperar a confiança dos políticos com certeza absoluta os trabalhadores precisam ser bem pagos e sempre no dia certo!

Os desafios
O primeiro desafio desta nova administração vai ser as eleições municipais 2012, que não temos dúvidas vai ser superado com sucesso. O outro desafio vai ser a Copa 2014, que vai ter como meta a sustentabilidade. Sendo Fortaleza um dos lugares da Copa, esperamos um bom aumento do turismo até para a nossa região. Se levarmos esta meta de sustentabilidade ao sério, podemos até nos livrar da pesca de lagosta ilegal até aquele ano, para, com todo orgulho, poder oferecer só Lagosta Legal, com toda certificação internacional possível! E talvez já para 2013 fazermos um Festival de Lagosta que valha o nome, até convidando o próprio Lula, e com certeza colocando Icapuí no mapa dos turistas da Copa 2014! Ainda mais se o aeroporto de Aracati com vôos até internacionais estiver pronto!

Agora vamos repetir com atualização e completar a lista da carta de junho 2011 para a Câmara, sobre as faltas que tem só em Redonda – para ser acrescentada com as faltas das outras comunidades do município!

O que está faltando nas coisas que já funcionaram mais ou menos
A recuperação da Saúde já está nos planos de ação da nova administração! Precisa-se de Conselhos Locais e Municipal de Saúde agindo consciente de sua autoridade.

A situação da Água também está na prioridade da atual programação. Por exemplo quando uma bomba fica “no prego”, precisa-se de outra bomba de reserva disponível para substitui-la imediatamente. As residências da rua do Campo para dentro sempre têm problemas com pouca ou total falta de água.

O correio com distribuição para Redonda não funciona mais, desde que o contrato com a prefeitura terminou vários meses atrás.

A estrada para Icapuí até Mutamba está um passeio turístico muito emocionante, quando chove cheio de lagoas de lama, com dunas de areia, buracos e lombadas imprevistas, para não falar de gente sem um mínimo de noção de conduta no trânsito. A rua da Praia só existe até o correio, depois não tem mais acesso às residências, pousadas e restaurante mais na frente. As calçadas estão cheias de buracos, as três escadarias da rua da Serra até a rua da Praia também. Elas estão quebradas, caídas e invadidas pelo mato, em vez de estarem inteiras e limpas, com bancos de descanso, corrimãos, iluminação e árvores para dar sombra. Na pracinha do Posto de Saúde tem um buraco enorme e fundo, muito perigoso para todos, principalmente para as crianças.
A praia está cheia de entulho e lixo.
A quadra de esportes está sem teto.
A brinquedoteca não funciona quando não tem água. E quando tem, a água transborda por causa do reservatório mal feito.
Precisa tirar os cachorros soltos das ruas.

Coisas que nunca funcionaram
A pesca está faltando uma organização menos burocrática, nestes tempos modernos com tudo computadorizado. Está faltando fiscalização e fim da pesca ilegal.
Precisa-se de educação pública com qualidade.
Precisa-se de capacitação continua para preparar novos empreendedores e trabalhadores para várias profissões.
Precisa-se de alfabetização, outros meios de estudos e lazer para todas as idades.
Temos falta de segurança e precisa-se de um posto policial 24 horas.
Precisa-se combater o tráfico de drogas e dar possibilidades aos viciados para sair da dependência.
Falta de saneamento, esgoto tratado e limpeza nas áreas urbanizadas. Por exemplo, na passagem entre o local do SAAE e das casas da família, que trabalha na coleta no carro do lixo, e também de uma pousada logo em cima deste lugar, está saindo esgoto no ar livre e está cheio de lixo onde andam parte das crianças que vão para a creche.
Precisamos de drenagem da água da chuva da rua da Serra até a praia, através da tubulação embaixo das escadarias.
O cemitério só tem muro em duas laterais e está cheio de mato crescendo a vontade.
Na escola Horizonte da Cidadania também tem falta de muros, as ovelhas da vizinhança entram sem dificuldades.
A rua do Campo para dentro precisa de uma camada de piçarra.
Precisa-se separação e reciclagem de lixo, com containers, lixeiras e coleta adequada. Os caminhôes do lixo precisam estar equipados com uma lona para o lixo não voar no transporte.

Precisa-se educação e fiscalização para melhorar o comportamento no trânsito, porque agora tem muitos motoristas, até de menor idade, sem carteira, sem documentação, sem capacete/cinto de segurança, com passageiros demais, com velocidade demais e até contribuindo para a poluição sonora.
Precisamos combater a poluição sonora em todas as formas: fixo e no trânsito, com ou sem auto-falantes, sendo de propaganda comercial, de políticos, de religiosos ou só de prazer. Neste sentido os próprios políticos têm que mudar o comportamento até as eleições este ano! Os eleitores não são nem surdos nem burros!

Precisamos de um Plano Diretor, do município todo, especialmente de Redonda com a participação do INCRA, pois ainda existem pendências em relação ao assentemento.
Precisamos fiscalização ativa de construções.

Precisamos planejamento de áreas para novas residências, com toda infra-estrutura, quer dizer com ruas, drenagem, água, esgoto, energia, coleta de lixo e iluminação. Já tem casas com mais de uma família, e imagine se o mar avança mais!
É melhor prevenirmos do que precisar agir numa emergência.

Precisamos de garis e outros trabalhadores para tirar lixo, mato, entulho e restos de obras quebradas, e depois concertar e construir, pintar e plantar, fazer banquinhos, colocar luz..... fazer praças...
E precisamos de jardineiros para recuperar a horta na escola para plantar legumes, verduras e frutas para a merenda dos alunos, mas também para flores e plantas para colocar nas ruas e praças.

Precisamos de mais praças, por exemplo, na entrada de Redonda, na frente da quadra de esporte e os terrenos vazios ao lado sem urbanização nenhuma, sem segurança e divisão de trânsito para pedestres – principalmente as crianças da escola – e o trânsito, tudo com bancos, plantas e lixeiras.
Uma praça cercada, um parque de brinquedos entre a creche e o SAAE, para as crianças da creche brincarem e com acesso para as crianças dos turistas nos fins de semanas e feriados. Claro com algum responsável sempre cuidando do lugar e os equipamentos.

Precisamos abrir a rua no “Pâo de Açucar” para a coleta do lixo, ambulância e bombeiro, com iluminação pública. Nesse local encontram-se os drogados para consumo de drogas favorecidos pela ausência de iluminação.
Precisa melhorar as comunicações telefônicas, conserto dos orelhões, a emissão do radio FM de Icapuí e da TV do estado.
Precisamos avisos sobre os horários de transportes para Icapuí e Aracati.
E para um turismo melhor o GDTur queria uma colaboração mais ativa da Secretaria de Turismo.
Precisamos de um Conselho Municipal de Turismo, que funcione com toda força de vontade para levantar o nosso turismo para o nível que a nossa natureza e nosso povo merece e agüenta!
Precisa atualizar o Plano de Ação Turística (o PAT de 2001) de Icapuí, sobre todos os lugares com valor turístico no município e o que falta para poder apresentá-los para o público.
Precisa de uma Central de Informação de Turismo, precisamos de outdoors nas entradas para o município, precisamos melhor marketing em Fortaleza, Aracati, Mossoró, no interior do Ceará e Rio Grande do Norte etc.
e muito mais.....

E sobretudo precisamos de políticos com ação! Por este motivo convidamos os políticos de Icapuí para uma reunião, um seminário e/ou audiência pública, ............ para discutir o Plano Diretor, a infra-estrutura, os empregos, o turismo, a segurança....
Agradecemos antecipadamente por sabermos que nossas questões serão discutidas e encaminhadas em ações, ou pelo menos, que serão convertidas em plano de ação que possa ser cumprido em um prazo determinado junto ao governo.

Grupo Resolver – ética e cidadania em Redonda

Domingos Salvio Braga savioicapui@gmail.com Francisco Elias da Silva eliasredonda@gmail.com José Glaírton Rocha zeglairton@gmail.com Kristina de Hollanda info@casadakristina.com.br Mari Cecilia Silvestre maricss6@hotmail.com Maria Sileuda Silva sileudalr@gmail.com Ronaldo Roldão de Lima ronaldfisica@hotmail.com, Silvia da Costa Silva silviacostasilva@yahoo.com.br Ulysses Venceslau Braga venceslauredonda@gmail.com

Nenhum comentário: