quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Dia de Nossa Sra dos Navegantes - padroeira de Barreiras

Começou ontem, 05 de agosto, os festejos de comemoração do dia de N. Sra. dos Navegantes, a padroeira da comunidade de Barreiras, composta basicamente por famílias de pescadores. A festa tradicional, conhecida como "Festa de Agosto" já teve seus momentos de glória, porém, como tantas outras manifestações culturais populares, perdeu força e corre o risco de desaparecer.

Historicamente, o dia de N. Sra. dos Navegantes é comerorado em 02 de fevereiro, mas na comunidade de Barreiras acontece sempre no segundo sábado de agosto. Não sei o porquê, só sei que é assim...

O evento se resume a celebração de missas, procissões, leilões e barracas de comidas típicas. Outrora, se via uma acalorada participação da comunidade, eventos musicais e demonstração de devoção dos populares. Infelizmente, tudo isso não tem mais o vigor de outros tempos. Assim como outras festas católicas tradicionais de nossa cidade, como a de Tremembé e a de Mutamba, estão em processo de extinção. Um dos motivos alegados pela população é a falta de apoio e incentivo do governo municipal. Pode ser. Porém, a religiosidade vem perdendo adeptos principalmente entre os jovens, que já não se interessam tanto pelas tradições.


Para aqueles que ainda preservam a cultura religiosa, o evento de Barreiras vai até dia 15 de agosto, quando acontece uma procissão maritima marcando o encerramento das comemorações.
Não haverá festa dançante (tradicionalmente conhecida). Pois é. Mais um evento que desaparece e ninguém se dar conta do quanto estamos perdendo com isso.

Abraços...

Um comentário:

Adolfo disse...

As festas tradicionais da cidade estão acabando, culpa dos tempos modernos.
A tradicional festa de São Pedro, em Tremembé, que reunia multidões praticamente acabou.