segunda-feira, 10 de agosto de 2009

PROJETO CIRANDEAR – CONSTRUINDO A CIRANDA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM ICAPUÍ

Por Luana Rebouças Pinto.


O Projeto CirandEAr surgiu com a IX Semana do Meio Ambiente de Icapuí em junho de 2008, como proposta de uma ação contínua voltada para a Educação Ambiental no município. O Projeto tem o apoio da Petrobras.


O objetivo do CirandEAr é avançar nas ações de Educação Ambiental (EA) formal no município de Icapuí, tendo como ponto de partida a formação de professores em EA, proporcionando a escola instrumentos capazes de possibilitar a formação de sujeitos críticos e capazes de transformar a realidade desejada.


O Projeto está formatado em três momentos: o primeiro, de formação de professores e elaboração das propostas das escolas; o segundo, de implantação das propostas nas escolas e o terceiro, de avaliação do processo.


As atividades começaram em fevereiro de 2009, fazendo contato com as escolas selecionadas para apresentação da proposta e para realizar a seleção dos professores. As escolas que participam do Projeto são: EEF Professora Mizinha; EEF Professora Raimunda Lacerda Damião; EEF Horizonte da Cidadania; EEF Professor Francisco Ezequiel da Costa; EEF Professora Carlota Tavares de Holanda e EEF Professora Maria Edilse Barbosa. Onde foram selecionados 16 professores.


O primeiro momento aconteceram cinco encontros de formação em EA com os professores (divididos em aulas teóricas e aula de campo) e como resultado cada escola elaborou seu Projeto, esse processo aconteceu entre março a junho de 2009.


O segundo momento começou em agosto/2009 com a a implantação dos projetos nas escolas e teremos até novembro para realizar as ações planejadas. Durante esse período teremos um acompanhamento para avaliação, ao final dos meses setembro e novembro.


Em dezembro, teremos o terceiro momento, que é a realização da amostra final com os resultados de todas as escolas, avaliação e encaminhamentos de planos futuros.


O Projeto CirandEAR é uma realização da Prefeitura de Icapuí, através da Secretaria de Desenvolvimento e Meio Ambiente em parceria com a Secretaria de Educação e Cultura. A Equipe Responsável pelo projeto é: Janaína Almeida da Silva – COORDENAÇÃO; Anderson Rodrigues de Oliveira; Carla da Paz Bezerra; João Paulo de Souza Rebouças; José de Arimatea Silva e Luana Rebouças Pinto.


Nenhum comentário: