segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Ibama denuncia barcos piratas


Segundo o IBAMA, de acordo com a reportagem do Diário do Nordeste, existem embarcações sem o registro de propriedade, (que consta o nome do barco e a colônia a que pertence), indispensável para o ordenamento da pesca na região, estão circulando no litoral cearense. De acordo com a denúncia feita pelo chefe de fiscalização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Rolfran Cacho Ribeiro, esse tipo de infração prejudica diretamente o trabalho de fiscalização do Ibama. “Não temos como identificar o proprietário do barco, e, assim, é inviável a aplicação de multa”, disse.

(...) Disse, ainda, da existência de barcos de pesca com as mesmas características usando permissões de outras embarcações, também semelhantes, para trafegar e pescar. “ São os chamados ‘barcos clones’, isso é freqüente em Icapuí, Itarema e Aranaú”, informou.

De acordo com Rolfran, além de dificultarem a fiscalização do Ibama, esses barcos clones sobrecarregam o ecossistema marítimo. “Recentemente foram flagrados em Icapuí três barcos com o mesmo nome”.

Fonte: Diario do Nordeste

Comentário d'ACIDADEICAPUI

Sobre a problemática da pesca da lagosta, Icapuí é campeã nacional em usar métodos proíbidos, cada dia vemos cada vez mais notícias sobre apreensão de caçoeiras, compreessores e outras formas de pesca.

Nenhum comentário: