terça-feira, 15 de dezembro de 2009

O paradeiro em Icapuí

Definitivamente entramos no paradeiro com todo o sentido que a palavra possa ter. Um paradeiro que não é de hoje, mas no ensejo do paradeiro da pesca da lagosta, acentuou-se mais ainda esse fenômeno. Todas as expressões de movimento da cidade entram em processo de "paradeiro". Há sem dúvida um não sei que capaz de dar ao município uma sensação de estar parado.

Com um pouco de observação criteriosa, qualquer pessoa percebe um ar de falta de movimento, de ir e vir, de deslocamento de pessoas e veículos que inquieta quem viu esta cidade em polvorosa em todos os seus momentos. No conjunto, o silêncio inquietante e intrigante do conflito entre os pescadores, a desaleceração das atividades da Prefeitura Municipal via recesso natalino, a baixa circulação de dinheiro internamente, a ausência de iniciativas municipais de lazer, cultura e entretenimento, o definhamento das grandes festas, a suposta (?) falta de dinheiro no bolso da maioria da população, entre outros fatores deve ser o que está causando essa "precondia" na cidade. E põe precondia nisso!!

A perspectiva das festas natalinas, que a princípio poderia deixar a cidade mais alegre e frequentada por munícipes e turistas ainda não se manifestou. O desejo de uma virada de ano muito animada é o que se visualiza para logo mais e isso já deixa uma expecativa mais positiva. Essa letargia municipal pode ter muitos outros fatores, cabe apenas a cada um procurar refletir sobre o que lhe incomoda. Mas não há para onde correr, há sim um forte clima de "tristeza". Pelo menos é o que se sente.

A praça central de Icapuí é sempre um ótimo termômetro do clima de animação da cidade. Percebe-se logo quando a cidade está mais animada quando para lá acorrem jovens, adolescentes, crianças, adultos. Poucas vezes se tem visto a praça com esse perfil animador. Há alguns meses, escrevi sobre essa ausênicia das pessoas na praça central. Salvo nos grandes shows, o que era expressão da alegria da cidade se torna manifestação de isolamento e solidão, especialmente à noite. Durante o dia ainda há o movimento comercial e aí ameniza.

Talvez fosse bom que se convocasse as pessoas, se proporcionasse eventos, garantisse algo de interessante na praça, montasse uma programação extra, possibilitasse algum show extra, ou uma telão com apresentação de shows, uma apresentação de cantores locais, uma "bandinha" que alegressa o ambiente, sei lá. Algo precisa ser feito para "dar vida" à nossa praça central. Isso precisa sim!

Nesta semana e na próxima, vesperás de Natal, ainda é tempo de trazer essas iniciativas e proporcionar à população uma alternativa ao paradeiro de festividades locais, da mesma forma que se precisa ter alternativas de sobrevivência no paradeiro da pesca.

12 comentários:

Anônimo disse...

Tudo isso se deve ao fato de não ter um planejamento por parte da administração publica. Fico me perguntando pra que essa multidão de pessoas (assessores, secretarios,diretor de departamento, chefe de não sei de que....e etc.)que o prefeito colocou que não tem se quer uma meta, proposta, enfim não tem nada. A ainda continuam trabalhando.
Eita povo INCOMPETENTE!!!!!!!

A Cidade Icapuí disse...

Claro que o governo tem sua parcela de culpa,mas não é o único. Nós, icapuienses apaixonados por essa terra podemos e devemos fazer nossa parte para que esse cenário mude. Basta que cada um de nós esqueça essa visão pessimista q instaurou-se em Icapuí e levantarmos a bandeira da felicidade, que isso é contagiante! Vamos criar um onda de alegria e recuperar a nossa auto-estima.

Isso depende de todos nós! Alegria alegria!

Icapuiense disse...

Icapui está acabado, esta tudo mudado, mudou para pior;

Acabou com a saude, acabou com a educação, acabou com a cidade, acabou com a união.

é menos trabalho, menos turismo e menos emprego, temos o pior governo municipal

Anônimo disse...

depois quando eu falo que esse blog só da ibope quando o assnto é prefeitura vcs acham ruim. hehheh é só falar que vem a panelinha, ta faltando celestino. hehehhe

Anônimo disse...

pelo historico das postagem da pra gente ver as quantidades de comentários que é fesito em postagem ralacionadas a prefeitura e a quantidade dos comentários feito em outras postagem. será que o caminho é esse?

Anônimo disse...

Isso é sintomático não acham? Revela a falta de liberdade e de espaço para criticar as ações do governo, revela a incapacidade ética de seus defensores em receber críticas e demonstra claramente que há insatisfação latente nas pessoas. As notícias sobre a Prefeitura acabam sendo válvulas de escape para se posicionar criticamente. Pena que alguns não fazem isso com ética e que outros não recebem com maturidade, levando para o lado podre da política.

Ademais, gostaria de dizer que não vejo na postagem falas contra a Prefeitura. O que vejo é uma análise ampla das condições atuais na área de entretenimeto e lazer em Icapuí. E nela, é claro, entra também o papel do Governo Municipal.

Anônimo disse...

Vamos lotar de comentários sim! O debate é algo rico! De que adianta um veículo de comunicação e informação sem debate, posicionamento, crítica. Notícias neutras não levam a crescer ninguém. Pessoas autoritárias querem é isso mesmo. Silêncio, circo, pão. Na democracia, a gente opina e fala a partir da realidade. Isso é bom! Se as notícias que tocam na Prefeitura mobilizam debates e insatisfações, não é que o blog seja pró ou contra. Ele é espaço de debate. E além do mais, desde quando não se pode deixar de vincular notícias e opniões só porque "tocam na Prefeitura"??? O Blog estaria sendo a favor de algo se deixasse de vincular essas notícias, porque estaria sendo "amordaçado" por medo de falar. Seria uma vergonha!Isso sim! Deixa os outros falarem! É assum que se cresce!!

Anônimo disse...

Olhe amigos de Icapuí, a nossa situação é de tristeza, a praça central era onde as pessoas se reuniam para conversar, beber, namorar e .......vale lembrar que a reforma da praça cemtral começou em 2004 e que ñ sei pq o atual prefeito ñ deu continuidade a obra ?????? acho que verba tinha pois já tinha começado e estava no orçamento mas ..... fazer o quê. Nos dias de hoje o que agente ver em Icapuí é um ar de tristeza enorme e o que mais revolta pessoal é o prefeito ter abandonado nossa cidade e ter escolhido um novo lugar para morar descançar, médicos de qualidade, compra nos supermercados, escola de qualidade para seus filhos e lazer, esquecendo nossa cidade, infelizmente amigos ñ vejo solução para essa cidade que está carente de tudo o que vejo é um povo fraco sem opinião pois acho que podemos fazer alguma coisa, e podem esperar uma festa ruim na praça com uma banda desconhecida, os funcionários estão com salarios atrasados, pense pessoal se ele pagasse o dinheiro ea circular em nossa cidade mais nem iso faz, então galera um feliz natal e um prospero ano novo cheio de felicidades para um povo que ainda vai voltar a sorrir !!!!!

Anônimo disse...

Isso seria sintomático se fossem pessoas diferentes, mais é sempre só a panela? então isso passa a ser desespero, dor de cotovelo, revolta e por ai vai pq isso é tipico de PTISTA. não engulo essa raça...

Anônimo disse...

e a panela está fervendo...

Anônimo disse...

Amigo, você tem Mil motivos de defender a PMI.
Não é a panela que está fervendo, mas sim, UM CALDEIRÃO....

Icapuiense disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.