terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Fundação Brasil Cidadão encerra Projeto "De Olho na Água" com todas as metas cumpridas

Reproduzimos o artigo publicado no Site do Rema Atlântico

Fundação Brasil Cidadão encerra Projeto "De Olho na Água" com todas as metas cumpridas

Estação Ambiental Mangue Pequeno

O Projeto “De Olho na Água”, criado e implantado pela Fundação Brasil Cidadão no município de Icapuí, litoral leste do Estado do Ceará, e patrocinado pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Ambiental, constitui-se num modelo pioneiro de abordagem integrada - meio ambiente e práticas para a melhoria da qualidade dos ecossistemas e da vida comunitária - para a sustentabilidade ambiental.

Aliando conhecimento técnico-científico com práticas ambientalmente sustentáveis, o Projeto gerou significativo banco de dados, que inclui detalhado diagnóstico ambiental com um conjunto de mapas temáticos de todas as comunidades litorâneas e da sede do município, registrando com precisão cartográfica os componentes geoambientais e ecossistemas da planície costeira de Icapuí. Uma ferramenta eficaz para o planejamento e gestão da zona costeira.

As análises bacteriológicas, realizadas para o monitoramento da qualidade das águas superficial e subterrânea, no final do projeto, já apontaram para a melhoria ambiental da água subterrânea e da qualidade de vida nas três comunidades que receberam 221 sistemas de biorremediação dos efluentes domiciliares (saneamento dos esgotos domiciliares) e 195 cisternas de ferrocimento (captação e armazenamento de águas pluviais).

A construção da Estação Ambiental Mangue Pequeno abriu um novo espaço comunitário, tratando-se de um centro difusor de informações técnico-científicas e do conhecimentos tradicional, efetivando um importante instrumento de sensibilização e educação ambiental.

As oficinas realizadas promoveram ações concretas para recuperação, preservação e conservação dos ecossistemas. As visitas de pesquisadores e estudantes das escolas públicas e universidades cearenses, de institutos e universidades da Europa, América Central e África, proporcionaram a disseminação de práticas ambientalmente adequadas e de domínio comunitário, que viabilizam o desenvolvimento local sustentável.

Com todas as metas alcançadas, o Projeto “De Olho na Água” contribuirá, efetivamente, para a proteção da biodiversidade e a retomada da qualidade da água, além de criar um centro disseminador de informações e uma base para a pesquisa científica com a finalidade de fundamentar um amplo processo de educação ambiental e mobilização para a sustentabilidade.

Prefeito e pessoal da Petrobras

Rosilene Silva e Ana Balogh, representantes Petrobras; Edilson Cirilo, Prefeito de Icapuí;

João Bosco Carbogim, Presidente da Fundação Brasil Cidadão

Foto c/ Neylar Lins

Rosilene Silva e Ana Balogh, representantes Petrobras; Edilson Cirilo, Prefeito de Icapuí;

João Bosco Carbogim, Presidente da Fundação Brasil Cidadão; Neylar Lins, representante da AVINA

Passarela 2

Passarela 3

Passarelas



Fonte: REMA ATLÂNTICO

5 comentários:

Anônimo disse...

Gostaria muito de ver a prestação de contas da fundação Brasil Cidadão ja que os recursos são publicos (petrobras) seria muito bom a gente ter acesso a essas despesas.

Anônimo disse...

Concordo plenamente com o comentario anterior, queremos a prestação de conta do projeto!

Anônimo disse...

é sor procura a fundação que podemos lhe mostra senhor(a) anonimo.

Anônimo disse...

Coloque a prestação para a sociedade icapuiense um jornalzinho, um planfleto não faça como o prefeito de icapui o proprio TCM ja tem um portal transparencia e isso e uma coisa boa!

Anônimo disse...

Coloque na internet prestação de conta, Senhor(a) anonimo, é melhor do que todos que querem vê precisar ir a Fundação.