domingo, 24 de janeiro de 2010

Produção de Melão em Icapuí é destaque do Globo Rural de Hoje

A produção de melão em Icapuí foi destaque do programa Globo Rural de hoje com informações na abertura e um reportagem sobre a produção de melão na Agricola Famosa, por causa da empresa sediada na cidade, o Ceará tomou a liderança de produção de melão do Estado vizinho do Rio Grande do Norte.

Veja os textos e o vídeo da reportagem.

Apresentação

Sr. Manoel Silva é produtor de melão, de Icapuí, no Ceará. Ele usa aquele chapéu de couro típico nordestino, mas seu pensamento voa longe, no rumo do Japão ou do Emirado Árabe de Dubai.

Para conquistar esses novos mercados, Sr. Manoel e outros agricultores do nordeste estão trilhando o caminho certo.

Além de contar com a ajuda do clima, eles adotam tecnologia de ponta e um cuidadoso respeito à vontade dos consumidores: um quer o melão mais doce; outro, um melão de determinado peso ou tamanho.

Assim, nossas frutas vão ganhando cada vez mais espaço nas mesas de europeus, árabes, asiáticos ou americanos e gerando mais emprego e renda para agricultores e trabalhadores rurais brasileiros.



Liderança na produção

A Estrada do Melão fica na divisa dos Estados do Ceará e Rio Grande do Norte. Ela leva a três 3,5 mil hectares, onde são produzidos mais de dez milhões de melões por safra, que vai de agosto a março. Mil e setecentos empregos já foram gerados na região.

Oitenta e cinco por cento da produção vai para a Europa. Só em uma das fazendas, as exportações cresceram 25% com relação à safra anterior. Otimistas, os produtores já fazem planos para esse ano.

“A nossa expectativa é um crescimento em torno de 20% a 22% de aumento. Além disso, também buscar novos mercados, como o China, Dubai, Japão”, disse Paulo Dantas, gerente administrativo.

Para produzir cada vez mais e conquistar novos mercados, os produtores estão testando uma maneira de tornar as sementes mais resistentes, principalmente no período de chuva. As sementes são selecionadas e cobertas com fibra de coco processada, que contribui para uma melhor germinação. As mudas ficam na estufa por até oito dias, sob cuidados especiais.

Da estufa para o campo e de lá para a unidade de processamento. Em cada país, o comprador tem suas exigências.

Em 2009, o faturamento do país com a exportação de melão foi de US$ 122 milhões.


Vídeo



Fonte:
Globo Rural - Apresentação
Globo Rural - Liderança na produção
Video

Um comentário:

Anônimo disse...

De fato, foi aprodução de melão ea agrícola que teve destaque, por Icapuí, nego véio,tem mais destaque não.Infelizmente.