quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Artigo: Existe mais que dois partidos!

Escrito por CELESTINO CAVALCANTE
Presidente do PC do B Icapuí

De 1966 a 1979 a legislação partidária no Brasil permitiu a existência de apenas dois partidos: Arena e MDB. A Arena congregava as forças que apoiavam o regime militar, reunindo políticos que antes estavam na UDN e PSD, enquanto o MDB era o partido de oposição ao governo, com representantes da esquerda, do antigo PTB e da ala mais progressista do PSD.

            Durante o regime militar, integrantes de partidos proibidos por lei, como o Partido Comunista Brasileiro (PCB) e o Partido Comunista do Brasil (PCdoB), entre outros, também utilizaram o MDB como forma de protesto institucional contra o regime. Por conta do caráter bipartidarista do regime, tanto o MDB como a Arena congregavam políticos com diferentes origens e projetos.

            No  Icapuí contemporâneo enveredamos para um cenário muito parecido, com uma grande diferença  vivemos num pais pluripartidário, o semelhante nas duas situações é que na existência ou na defesa de apenas dois partidos dar as eleições um caráter plebiscitário, pois votar em um ou outro partido significa aprovar ou não o governo. Esse bipartidarismos que se tenta impor em Icapuí na verdade só interessa aqueles que querem se perpetuar no poder, basta ver que esta disputa bipolar tem muito do fisiologismo, do clientelismo, do corporativismo, do coronelismo coisas das oligarquias de sempre, com PMDB e DEM à frente.



            É sabido que em Icapuí como no resto do Brasil, petistas e tucanos defendem idéias muito próximas, mas não se bicam porque disputam o mesmo espaço e têm seus próprios projetos de poder, em Icapuí até já tiveram juntos.  Na atual conjuntura existe uma porção de  “petistas“ muito bem acomodados nas asas do tucanato, coniventes com a atual situação vivida pelo nosso querido município em função de benesses para si ou para seus familiares. Para os Icapuiense elevar esse tipo de pensamento do bipartido (PT x PSDB) é apequenar os ideais do povo da nossa grandiosa cidade, relevando a menor aquele que não pensam nem como PT nem como PSDB, mas como filhos de uma cidade que se estagnou no tempo, e que precisa se reciclar no projeto e nos atores políticos no processo de construção de uma gestão voltada para cidadania de seu povo. 

            É salutar fazer a discussão da Icapuí do passado, Icapuí do presente, ea Icapuí do futuro sem estar apenas com os óculos do PT ou do PSDB, primeiro porque não existe somente esses dois partidos políticos em Icapuí, segundo porque os munícipes desta cidade podem e devem  tecer criticar e/ou comentários sem estar vinculado a partido algum, já que muitos dos cidadãos icapuiense não tem filiação partidária, de forma que essa visão de querer discutir o município apenas na visão de dois partidos  é um retrato claro de falta de maturidade politica e de abstinência clara de manter status-co.


Nenhum comentário: