segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

I Copa Icapuí de Jiu-Jitsu reúne dezenas de atletas


No domingo (9/1), dezenas de lutadores participaram da I Copa Icapuí de Jiu-Jitsu realizada no ginásio poliesportivo de Mutamba. Atletas representando as cidades de Icapuí, Tibau, Areia Branca, Grossos e Mossoró disputaram as medalhas em lutas incríveis que mostravam as habilidades dos competidores. O Jiu-Jitsu é uma arte marcial japonesa, que usa técnicas de imobilização do adversário sem fazer uso de golpes traumáticos. Recentemente, a luta foi trazida para Icapuí pelo professor Markiôlki que iniciou um projeto voluntário para treinar jovens da cidade. O projeto fez tanto sucesso que alguns desses jovens conquistaram medalhas importantes em torneios fora do município. O projeto voluntário, através de alguns apoios de entidades e políticos locais, conseguiu estruturar um espaço para treinamentos. O tatami (a base onde realizam as lutas) foi adquirido graças a recursos obtidos com um desses apoios. Já entre os alunos, os Kimonos (a roupa utilizada pelos atletas) foi conseguido graças ao empenho de cada um para comprar o seu.


Com a repercussão do trabalho desenvolvido por Markiôlki, o Grupo Interação, com apoio da Prefeitura Municipal de Icapuí e do Projeto Desenvolver, firmou parceria com a Academia Duarte de Tibau-RN trazendo a Copa de Jiu-Jitsu para Icapuí.

No tatami, disputas acirradas mostravam um pouco da empolgação dos atletas e a paixão que eles têm pelo esporte. O destaque maior foram as crianças que, apesar da aparente fragilidade física, deram um show de força e técnica em embates empolgantes. As lutas foram divididas por categorias de peso e aconteciam simultaneamente em dois tatamis. No final, vários atletas foram contemplados com medalhas de primeira e segunda colocação, de acordo com as categorias.

De Icapuí, conquistaram medalhas os lutadores Alan, Juan, Bruno, Waguinho, Jaésio, Silvestre e Abelardo. Porém, todos foram vitoriosos pelas brilhantes performances e espírito esportivo demonstrados através do respeito mútuo e na interação entre os atletas das cidades vizinhas.

Parabéns aos apoiadores, organizadores, atletas e o público que prestigiou o evento.

Fotos e texto: Claudimar Silva

Um comentário:

BRASA disse...

como faço pra pegar as outras fotos?