domingo, 9 de janeiro de 2011

Estado planeja se tornar o maior produtor de pescado. Icapuí é um dos focos.

A Pesca da Lagosta é uma das principais
formas de pesca do Estado.
Imagem: Google
DO PAÍS
Estado planeja se tornar o maior produtor de pescado

Com a criação da Secretaria da Pesca, o governo estadual resolveu priorizar a atividade neste mandato

O Ceará poderá ser o maior produtor de pescado do Brasil. É o que acredita o titular da recém-criada Secretaria de Pesca, Flávio Bezerra. O Governo do Estado resolveu dar prioridade a esse setor neste novo quadriênio, na expectativa de fazer deslanchar toda a potencialidade pesqueira das águas cearenses, sejam elas marinhas ou continentais. Para isso, um plano já está acertado: integrar os portos do Estado em um grande projeto de estímulo à atividade.

"Elaboraremos um plano para aproveitamento dos portos de Fortaleza, Camocim, Acaraú, Icapuí e Aracati, com o objetivo de estimular a indústria pesqueira", afirmou o governador Cid Gomes em sua posse.

"A determinação é estimular novos investimentos e encorajar o desenvolvimento da pesca e aquicultura responsáveis", completou o chefe do Executivo estadual, Cid Gomes.

CE ainda é 4º no ranking
O Nordeste é hoje o maior produtor de pescado do Brasil, segundo dados de 2009 do Ministério de Pesca e Aquicultura, com 411 mil toneladas anuais, seguida da região Sul, com 316 mil toneladas/ano. Com uma produção de 88 mil toneladas, o Ceará se coloca em quarto lugar no ranking nacional, perdendo para Santa Catarina (o maior produtor, com 207 mil t/ano), Pará (136 mil t/ano) e Bahia (119 mil t/ano).

"O Ceará tem na pesca já um segmento importante da sua economia. Mas nós temos um potencial muito maior, e isso precisa ser explorado", afirmou o secretário estadual de Pesca, após coletiva de divulgação do novo secretariado.

Desafios
Bezerra tem como desafios a desentrave de processos como permissões e licenciamento de fazendas, especialmente na carcinicultura. Neste segmento, inclusive, o Ceará superou o Estado do Rio Grande do Norte, tornando-se o maior produtor do Brasil de camarões.

A piscicultura marinha é outra atividade que estará no foco da secretaria, com a intensificação da produção de pargo no Estado. A cultura do peixe ornamental também deverá ser incentivada. "O Ceará tem um potencial imenso, tem tudo pra ser o primeiro lugar no setor pesqueiro", disse Bezerra. (SS)

Nenhum comentário: