sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

WirelessMundi: No ceará, a pequena Icapuí se transforma em cidade digital

Notícia veiculada no Portal Wireless Mundi, site especializado em tecnologias de mobilidade social, fala sobre o a implantação do programa Icapuí Digital de responsabilidade da Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia - SECITEC. Segundo a matéria, o secretário da Secitec, Silvio Barreira, afirma que até 31 de julho de 2011 todas as fases de implementação do programa na cidade serão concluídas e o sinal de internet banda larga será ativado, para que todos os icapuienses possam fazer uso dessa tecnologia de forma gratuita.

Fomos informado ainda, pelo Assessor de Desenvolvimento Científico da Secitec, Leo Ribeiro, que o secretário Silvio Barreira participará na próxima semana de reunião  com Aloizio Mercadante, Ministro da Ciência e Tecnologia para tratar das estratégias de uso do sistema de internet banda larga. O portal Wireless Mundi dar detalhes sobre as 7 fases previstas para a implantação do Icapuí Digital. Veja a seguir:

Wireless Mundi - 10.01.2011
NO CEARÁ, A PEQUENA ICAPUÍ SE TRANSFORMA EM CIDADE DIGITAL.

O programa está sendo implementado em fases e abrange as áreas administrativa, de saúde, educação, segurança, comunicação e ciência e tecnologia.

A 200 km da capital cearense, com quase 20 mil habitantes, o município de Icapuí, com apenas 26 anos, vem desenvolvendo, desde 2009, um dos mais avançados programas de cidade digital do país. Batizado de Icapuí Digital, o programa conta com o apoio dos governos estadual e federal, por meio de convênio com o Ministério de Ciência e Tecnologia, e foi dividido em oito fases. O governo do estado está investindo R$ 1 milhão e disponibilizou a infraestrutura do Cinturão Digital, rede de banda larga que está sendo implantada para beneficiar 85% da população urbana do estado. A prefeitura municipal de Icapuí está investindo R$ 650 mil na instalação de uma rede wireless na frequência de 5,2 GHz e nos projetos que compõem cada uma das oito fases que abrangem as áreas administrativa, de saúde, educação, segurança, comunicação e ciência e tecnologia.

“O Cinturão Digital do governo do estado já foi implantado e está sendo ativado em algumas localidades e em outras como Icapuí, está em fase de testes. O projeto Icapuí Digital está sendo implementado por fases, mas toda a ativação deve estar concluída até 31 de julho de 2011”, informa Silvio Barreira, secretário de Ciência e Tecnologia de Icapuí.

Na primeira fase do projeto, denominada “Prefeitura Digital”, está sendo construída a rede central Canopy Wireless, atualmente em implantação, com a interligação dos equipamentos públicos, como secretarias, postos de saúde, hospitais e escolas. A segunda fase, denominada “Educação Digital”, tem como foco a inclusão digital dos alunos das escolas públicas do município, com o software SISEDUC e a implantação de pontos de acesso a Internet em todas as unidades de ensino, possibilitando, também, a implantação de bibliotecas virtuais, telecentros e outras atividades educacionais que envolvam a tecnologia da informação.

A terceira fase, “Saúde Digital”, prevê a informatização de todo o sistema de saúde pública do município, com a utilização de softwares de Gestão da Saúde Pública e por meio de infraestrutura de TI e uma rede de comunicação e transmissão de dados entre os agentes de saúde, Programa Saúde da Família, Hospitais e a Secretaria de Saúde. A quarta fase, “Cidadania Digital”, permitirá a ampliação dos serviços voltados para a cidadania digital para a população de baixa renda do município.

A quinta fase, “Segurança Digital”, visa a utilização do recurso Canopy de transmissão de dados, voz e imagem no serviço de segurança pública no município, com a implantação de câmeras de alta definição de imagem e com mobilidade inteligente. A sexta fase, denominada “Comunicação Digital” envolve a informatização dos serviços de comunicação da prefeitura, implementando uma central telefônica digital para comunicação VoIP, possibilitando, também, a implantação de um Auditório Municipal de Vídeoconferência, para conferência digital entre todos os órgãos do município, todas as escolas, postos de saúde e outros, assim como e comunicação entre órgãos do governo estadual e federal.

A sétima fase, denominada “Cidade Digital”, possibilitará o acesso gratuito à Internet a todas as residências, estabelecimentos comerciais, pousadas, hotéis, restaurantes, e outros. A oitava e última fase, chamada “PartecI”, contempla o parque tecnológico, que contará com empresas voltadas para o crescimento do município e da região, abrangendo o agronegócio (Icapuí detém o titulo da maior fazenda de melão do mundo, a Agrícola Famosa), piscicultura , petróleo , caju cultura, e coco. (Da redação)

2 comentários:

Pensador de Icapuí disse...

Em quanto isso... na saúde desemprego, na educação desemprego...
no turismo desemprego...

Falta água na Cidade, mas internet terá.
Tem familias desabrigadas na Barrinha, mas teremos internet lá.



Acho que as prioridades estão mudadas!

alertaicapui disse...

ICAPUIENCES ISSO É TUDO TEORIA NA PRATICA A GENTE NÃO VER NADA. JA FAZ É TEMPO QUE A INTERNET DE GRAÇA VIRIA PARA O MUNICIPIO..... E ATÉ AGORA NADA, NADA LA NA BARRINHA COM A MARÉ AVANÇANDO. UFA BLA, BLA, BLA