sábado, 8 de janeiro de 2011

Programa busca fortalecer o artesanato brasileiro como a Renda Labirinto de Icapuí


 O Programa de Promoção do Artesanato de Tradição Cultural (Promoart) foi criado para apoiar grupos produtores de artesanato tradicionais, buscando o desenvolvimento desse setor da cultura brasileira. Integrado ao Programa Mais Cultura, do Ministério da Cultura, o programa pretende destacar a qualidade e a importância dos saberes tradicionais específicos dos quais o artesão é portador.

O Promoart visa proporcionar condições dignas de sobrevivência aos artesãos e estímulo a sua arte, bem como a criação de um mercado que reconheça o valor do artesanato no mundo contemporâneo.

Você pode acessar pelo endereço: promoart.cloudcenter.com.br

O sítio destaca a produção de artesanato tradicional brasileiro. Em Icapuí, é destaque é para Renda Labirinto. Esse tipo de artesato produzido em nossa cidade, está sendo mostrado na mostra Artes que Renovam a Tradição no Sobrado Dr. José Lourenço em Fortaleza.   

O labirinto de Icapuí esteve representado dentro da Programação da Posse da Presidenta Dilma Rousseff no dia 01/01, o Programa de Promoção do Artesanato de Tradição Cultural (Promoart) realizou a Mostra de Artesanato Tradicional Brasileira, onde os artesanatos brasileiros ficaram expostos na Esplanada dos Ministérios. A mostra ficou dividida pelas cinco regiões brasileira e na  Região Nordeste, estava a Rendas Labirinto de Icapuí, representada por Janicleide Oliveira, como você pode ver na programação no blog de Adriana Eva.

Torn-se uma preocupação com a extinção da produção do labirinto em Icapuí, pois são poucas artesãs que desenvolvem o trabalho, algumas com certa idade, não conseguindo repassar para os mais novos  as técnicas de confecção deste tipo de artesanato na cidade.

Abaixo o texto do PROMOART sobre a renda labirinto de Icapuí:

Renda labirinto de Icapuí (CE)

Labirinto de Icapuí -
Foto: GUSTAVA CAVALCANTE/ DIVULGAÇÃO
 
O polo de Renda de Labirinto de Icapuí é formado exclusivamente por mulheres que moram em Morro Pintado e Ibicuitaba, a 5 km da sede do município de Icapuí, no Ceará.

Não se sabe precisar a data de origem desse artesanato na comunidade. Há, no entanto, uma memória dos antepassados, segundo a qual esse saber vem sendo transmitido através de várias gerações até os dias de hoje.

Não há associação específica das labirinteiras,  todas participam da ONG Caiçara, que atua em áreas de beneficiamento da casca do coco e gerenciamento de uma pousada. São 25 artesãs que, em torno de duas mestras, organizam a produção.

Dona Lourdes trabalha com peças pequenas, de cambraia e estopa, e dona Maria do Carmo trabalha com peças de linho de tamanhos variados.  Dentre outras peças são produzidos jogos americanos, caminhos de mesa, toalhas de bandeja, guardanapos, jogos de cama e toalhas de banquete.

O alto investimento necessário à produção da renda, determinado pelo custo da matéria-prima e principalmente pelo envolvimento de muitas artesãs no processo produtivo, resulta num alcance limitado do mercado consumidor e na elevação do valor final do produto. O fluxo de produção é irregular e não há formação de estoque.

Fonte: PROMOART

Nenhum comentário: