sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Artigo: Monsenhor Diomedes: 56 anos a serviço do reino de Deus

Por Ulisses Veceslau

Editor do blog

Uma longa história pautada nos ensinamentos evangélicos. Esta é uma das muitas definições que podem ser atribuídas à vida sacerdotal do Monsenhor Manuel Diomedes de Carvalho, um dos presbíteros mais queridos de toda diocese de Limoeiro do Norte. Ordenado sacerdote aos 28 anos de idade, o religioso está celebrando neste dia 08 de dezembro o seu qüinquagésimo sexto aniversário sacerdotal.


Durante todos esses anos de padre, monsenhor Diomedes assumiu várias funções em nível diocesano. Como pároco assumiu a paróquia de Aracati, Iracema, Limoeiro, Icapuí, Jaguaretama e Quixeré, sempre correspondendo as expectativas do bispo e de todo o clero diocesano. Em todas as paróquias por onde andou fortaleceu a caminhada de fé do povo cristão e desenvolveu diferentes projetos sociais.

Dentre muitas outras funções, o sacerdote exerceu o cargo de vigário geral da diocese durante 13 anos; foi diretor da cáritas diocesana por um período de 3 anos; assumiu o cargo de vigário paroquial da cidade de fortim por aproximadamente 3 anos; foi professor do seminário da diocese por 4 anos e assumiu a direção do colégio Presidente Kennedy por 3 anos.


Esses longos e ditosos anos de serviço à igreja caracterizam o monsenhor Diomedes como um zeloso pastor. Com um ardente desejo de levar a palavra de Deus aos corações humanos, ele sempre foi presente nas lutas empreendidas pelas comunidades paroquiais, exercendo o seu papel de padre animador e orientador nas tomadas de decisões comunitárias.


A sua história foi construída junto com o povo. Mesmo diante dos muitos desafios impostos no seu trabalho de anunciador da boa notícia, as missões a ele confiadas sempre foram exercidas com amor, responsabilidade e muita disposição. Em muitos momentos no exercício do seu ministério sacerdotal ele precisou intervir nos costumes equivocados do povo, que não tinha um favorável acesso à educação e, por isso, não se preocupava com as questões básicas do cotidiano, inclusive as relacionadas à saúde ou a sua qualidade de vida. O sacerdote não media esforços para orientar a população até mesmo nesses quesitos que extrapolavam o âmbito religioso, tornando-se um profícuo professor voluntário e ensinando os bons hábitos que deveriam fazer parte da rotina do povo.


As ações realizadas pelo Monsenhor Diomedes jamais se limitaram ao púlpito. Pelo contrário, o padre, apaixonado pelas Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), sempre teve a admirável capacidade de envolver-se na vida do povo sofrido, conhecendo de perto as lutas do dia a dia das pessoas e buscando soluções concretas para os problemas que comprometiam a qualidade de vida humana.


O relato de fiéis de diferentes paróquias da diocese aponta que, de fato, o ministério sacerdotal do Monsenhor Diomedes voltava-se principalmente para a animação das comunidades e para o enfrentamento consciente e responsável das dificuldades cotidianas vividas pelo povo. Ao longo do seu ministério sacerdotal, o padre esteve tão atento às necessidades do povo que chegou até a reivindicar melhorias para a população junto aos órgãos competentes.


Depois de tantos anos de dedicação e empenho no anúncio do evangelho, o sacerdote mais idoso da diocese de Limoeiro passou a ser reconhecido pelos fiéis não só pela sua forte atuação nas questões religiosas, sociais e culturais, mas também pela sua personalidade e pela sua coerência. Enquanto a sua mensagem continua sendo transmitida nas celebrações que preside, o seu exemplo de vida permanece constituindo um insofismável modelo de autenticidade.


Já octogenário atualmente, monsenhor Diomedes continua servindo à Igreja Católica. Ele permanece ajudando nos trabalhos pastorais da diocese, inclusive com uma significativa atuação na paróquia de Icapuí. O cansaço da idade é menor do que a energia que brota da vontade de levar a boa notícia aos corações das pessoas.


O blog acidadeicapuí parabeniza o Monsenhor Diomedes por esta data especial e, ao mesmo tempo, agradece pelos frutuosos anos de serviço a nossa canoa veloz!

Nenhum comentário: