sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

De Fato: Praia do Ceará. A terra de ninguém no município de Icapuí



Se depender do Governo cearense, a praia do Ceará, em Tibau, continuará sem fiscalização. Ontem, o comandante do Batalhão de Policiamento Turístico (BPTur), tenente-coronel PM John Roosevelt Rogério de Alencar, disse que no litoral de Icapuí (CE) está prevista fiscalização apenas entre as praias de Redonda e Ibicuitaba. Porém, segundo o ex-vice-prefeito de Tibau Luiz Nazareno, Ibicuitaba nem é praia.
Por telefone, ele confessou que não sabe onde fica Tibau, mas informou que vai pedir ao comando que disponibilize um número de telefone para os veranistas entrarem em contato com a Polícia de Icapuí, caso tenha alguma ocorrência. Ele disse também que a Polícia do Rio Grande do Norte nunca entrou em contato para falar sobre problemas nessa região. Em todo o Ceará, 473 homens vão atuar ao longo dos 573 quilômetros da costa litorânea cearense.
A praia do Ceará é o segundo lugar mais procurado pelos banhistas que se dirigem a Tibau, mas a falta de segurança e fiscalização de trânsito torna o lugar perigoso para os veranistas. De acordo com o secretário de Turismo de Tibau, Margley Moura, o território cearense está sendo chamado de "terra de ninguém". De acordo com ele, a Polícia Rodoviária Estadual (II DPRE) mantinha homens no local, mas devido problema de jurisdição preferiu abandonar a área.

Francisco Antônio, dono de uma pousada na divisa dos dois Estados, reclama que a situação é bastante delicada. "O policiamento do Ceará não aparece", informa. Durante o dia, os comerciantes do local recebem alguma assistência da PM do RN. "Faz dois anos que acontece tiroteio aqui na praia e não temos a quem recorrer", lamenta.
Para o vereador Luiz da Luz, o problema é muito antigo e parece não ter jeito. "É um constrangimento para as pessoas que ficam esperando pelos dois lados. Achamos que poderia haver uma parceria entre as Prefeituras de Icapuí e Tibau para resolver esse dilema, mas isso nunca acontece", finaliza.

No RN, carro não desce para a praia
 
Se depender do II Distrito de Polícia Rodoviária Estadual (II DPRE), o banhista não terá de se preocupar com o tráfego de veículos nas praias de Tibau. Barreiras fixas foram implantadas nas praias do RN para evitar esse tipo de infração.
 
Para o veraneio foi montado um esquema que garante 21 policiais por dia, divididos em vários subgrupos que ficarão na orla e na zona urbana; na entrada da cidade; no trevo que dá acesso a Grossos e ao longo da RN-013, que liga Mossoró a Tibau.
 
Anteontem, os policiais prenderam diversos veículos, sobretudo motos, e multaram vários condutores irregulares. Entre os abordados estavam o vereador Chico Cem, que teve uma moto apreendida, e o vice-prefeito Francisco José da Silva, "Padeça", que foi multado por infração gravíssima.
 
Desde o último final de semana, os policiais trabalham na cidade. Os postos da RN-013 estão em operação. A novidade é que neste veraneio será implantada uma barreira fixa na Gangorra. De acordo com o capitão Maximiliano Luís Bezerra, a fiscalização será intensificada, inclusive com a utilização do bafômetro.
 
Outra mudança foi a proibição de panfletagem na entrada da cidade. A ação, realizada comumente por empresas e emissoras de rádio de Mossoró, foi proibida para impedir que o trânsito fique prejudicado. 

Fonte: Jornal de Fato  visto na FM Tibau

Um comentário:

adriano disse...

bom dia meu nome é Jose Adriano Rodrigues. filho de Icapui eleitor desta cidade e um cidadão honesto e digno nasci e me criei numa região pobre da cidade onde os olhos dos politicos não conssegue ver sempre foi muito critico as cituação de quem mora nas praias de manibu peixe gordo barrinha de manibu e praia do ceará as vezes não sei se me orgulho ou me envergonhe de ter nascido e tido minha infancia alí naquele "beiço" de praia quando frequento as preias de barrinha e praia do ceará vejo a prostituiçao e consumo de alcool por parte de crianças e adolescentes muitos não são filhos de nossa cidade mais retratam a insegurança e desleixo com aquele pedaço de chão.já é o segundo reveillon seguido que tem tiroteio e morte na nossa praia todo veraneio são derramados quase 230.000,00 turistas em nossas praias e ficam a merce da sorte pois não temos salva-vidas para banhistas,segurança,nem ninguem na entrada da nossa cidade informando nada eu acho que uma tenda nas extremas da nossa cidade informando sobre restaurantes ,bares,hoteis ,e pousadas e advertindo sobre não circular com carro nas praias repassando numero de telefones utéis como hospital oficinas mecanicas e etc.tudo isso é trabalho para a secretaria de turismo que a muito tempo nao vejo fazer nada aqui em icapui.vamos salvar nossas praias um calçadão iluminado na praia do ceará seria uma pista maravilhosa para praticar atividade fisica quem não ia querer fazer uma caminhada a beira mar igual vemos na TV? e depois tomar uma água de coco que gostosa como a nossa não tem em lugar nenhum? adolfo ou claudimar peço que façam um artigo com este tema e coloquem no blog não prescisa divulgar este comentario.por favor façam isto.desculpem or erros de portugues eu me saio melhor com a caneta ao invés do teclado kkkkkkkk