quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Período de Defeso da lagosta começa hoje (1/12)

O período de defeso da lagosta começa hoje (1/12) em todo o Ceará e vai até o dia 31 de maio de 2012. O "paradeiro", como é chamado pelos pescadores locais, foi instituído para que o crustáceo realize seu ciclo natural de reprodução. 

Durante esses seis meses de defeso fica proibida toda e qualquer atividade de comercialização da lagosta. Segundo a determinação do IBAMA, aqueles que descumprirem as regras poderão pagar multa que varia de R$ 700 a R$ 100 mil, além da apreensão da carga. Em 2011, foram aplicadas 73 multas referentes a atividade ilegal de pesca da lagosta durante o período de defeso, e apreendido 3.500 kg do crustáceo. Cerca de 80 pescadores também foram autuados. 

Apesar da rigorosa legislação, alguns pescadores insistem em pescar fora do período permitido. Para combater essa prática, o IBAMA intensificará a fiscalização no litoral cearense até o final do "paradeiro".  Para quem atua no ramo da lagosta, desde a captura até a comercialização, é obrigatório informar ao IBAMA sobre a quantidade de lagosta estocada até o início do defeso. O relatório deve informar ainda os locais de armazenagem. O IBAMA conta com o apoio da Polícia Militar Ambiental (PMA) e da Secretaria de Agricultura e da Pesca durante a fiscalização.

Com informações do Portal G1-Ceará.

Nenhum comentário: