sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

ESPORTES RADICAIS. Turismo embalado pelos ventos

Praia, serra, sertão. Eis os cenários perfeitos para as mais diversas práticas esportivas. Em qualquer lugar do Ceará, os turistas apaixonados por esportes encontram espaços generosos.

O Estado apresentou o diferencial e se transformou num prazeroso desafio para os amantes da natureza e dos desportos em terra, no mar e no ar. O turismo esportivo se cristalizou e tem atraído cada vez mais visitantes.
 
Hoje, modalidades diferenciadas de esportes, a exemplo de kitesurf, windsurf e voo livre, impulsionam o turismo no Estado, encaixando-se como uma luva na diversidade de terrenos e climas. 

Os roteiros são muitos. Resta ao visitante escolher o seu destino para relax e aventura em meio ao cenário de eterna exuberância. Preservados e/ou enaltecidos, os recursos naturais reforçam a relação homem-natureza.
 
O Ceará se destaca pela intensidade dos ventos, sobretudo à beira-mar, atraindo praticantes de kitesurf, windsurf, vela, surfe e mergulho ao extenso litoral. Cumbuco virou a "meca" dos kitesurfistas. Taíba, Paracuru e Icaraí de Amontada, também na Costa do Sol Poente, seguem os passos. Jericoacoara é o paraíso dos praticantes de windsurf. Pecém convida a desbravar o fundo do mar. Na Costa do Sol Nascente, sobressaem-se Canoa Quebrada, Fortim e Icapuí como os principais pontos para esportes impulsionados pelo vento.

O cenário de praias largas, com imensidade de areia, convida à prática do sandboard, enquanto no Sertão Central e nas serras cearenses, campeonatos de voo livre são frequentes em aproveitamento da topografia existente. Praticantes de rappel, escalada, trekking e off road também encontram ambientes favoráveis na geografia cearense.
 
Para alguns dos esportes aliados aos recursos naturais, o praticante precisa passar por aprendizado ou aprimoramento. O Ceará está preparado para isso. Aulas são oferecidas nos próprios locais das práticas esportivas, sob a responsabilidade de especialistas, muitos deles vindos do exterior, que se tornaram donos ou foram agregados a escolas de kitesurf e windsurf, que se espalharam, levadas pelo crescimento do turismo esportivo no Estado.

Nenhum comentário: