sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

O Povo Online: O príncipe virou um sapo



16.12.2011
O príncipe virou um sapo

Em 1984, houve a emancipação de um distrito chamado Icapuí que pertencia ao município de Aracati. Logo após a emancipação deram-se as eleições, graças ao empenho da população, sob a liderança do então vereador José Ayrton. Esperava-se que no Ceará se efetivariam todas as esperanças de uma administração do tipo “o modo PT de governar”.

Ora, a maioria dos eleitores de Icapuí, do Brasil e quiçá do mundo, não tem a menor noção da diferença existente entre governo e poder. Imaginam que governar é um ato de querer, quando o certo é ter claro que governar é cometer atos subalternos ao poder, e o poder não é colocado nas disputas eleitorais.

Não se elegem as carreiras de Estado, dizendo melhor, não se elegem as forças armadas, policiais, o aparelho judiciário, a máquina administrativa, e são essas instituições que detêm o poder. E quando o governo quer extrapolar o seu mandato, o poder o depõe, e a história está cheia desses exemplos.

Pouco vale as intenções dos que aceitam a balela do “modo PT de governar”. A verdade é que a administração da cidade de Icapuí, assim como a de Fortaleza, e, posteriormente, de São Paulo, seguindo-se uma lista de prefeituras petistas deixaram claro que governar não é um ato de querer e seria sim um ato de poder. Esses chamados atos de querer podem ser dotados de boa fé, mesmo assim o que mais se vê é que o “modo petista de governar” municípios, estados e mesmo a Federação tem exposto os mais explosivos episódios de corrupção.

Vê-se quão esperta é a burguesia. Através de uma sequência de mentiras, ela consegue manobrar a sociedade de forma a lhe permitir conquistar grandes lucros à custa da exploração da classe trabalhadora. Vale refletir, entretanto, que a burguesia mente por dever de ofício. 

Sem a mentira ela não se sustentaria de pé. 


Triste é ver o papel do PT, PSB, PCdoB acalentando essas mentiras, contribuindo para a sustentação de um capitalismo exaurido. E foi assim que o príncipe Icapuí, de velhas datas, transformou-se em um pútrido sapo.

Gilvan Rocha
gilvanrocha50@gmail.com 
Presidente do Centro de Atividades e Estudos Políticos

Um comentário:

Frederico Marques disse...

sei não viu. porque o nobre Gilvan não olha icapuí de outro ponto de vista, pois pelo que li, você se refere a administração petista, mas talvez o pútrido sapo tenha sido criado durante outra gestão com “o modo PSDB de governar”. eu não to aqui querendo tirar ninguém da reta, pois sei que em todo lugar tem pessoas sem escrúpulos, infelizmente, mas será que o “o modo tucano de governar” daria tanta transparência para a população de seus atos ilícitos?