terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Casa Museu de Icapuí resgata a cultura e a história do município

Casa Museu de Icapuí: irmãos buscam apoio para reestruturação
Dois irmãos gêmeos, moradores da comunidade de Morro Pintado, Icapuí/CE, buscam apoio para a realização de um sonho de infância: estruturar a Casa Museu de Icapuí para expor os objetos históricos e culturais do município juntados ao longo do tempo. A casa onde abrigará o acervo já existe, porém, necessita de uma grande reforma estrutural.

As alunas do curso de Comunicação Social da UERN, Aminadabe Costa, Talyze Rebouças e Valéria Lima postaram uma matéria no recente blog "Divisa Online" sobre a futura Casa Museu de Icapuí. O blog tem a finalidade de informar e promover o resgate cultural de nossa cidade e municípios vizinhos.

Conheçam a história dos irmãos Marcos e Luís e sua relação com a Casa Museu Icapuí:

Os gêmeos de 22 anos, Marcos Paulo e Luís Paulo adotaram uma ideologia de vida caracterizada pelo resgate da cultura da cidade de Icapuí, que chega a ser muitas vezes esquecida pela nova geração. 


Foi no ano de 1996 que os idealizadores do projeto que na época, tinham 7 anos de idade, começaram a colecionar peças antigas. Esse interesse pelo resgate cultural começou, quando ainda pequenos, ganharam moedas antigas, depois disso, o interesse dos gêmeos pelo passado aumentou ao longo do tempo. O principal interesse dos gêmeos é arrecadar objetos que remetam a cultura e história do povo, de início a maior parte das peças foram compradas, a primeira delas foi a máquina de costura mas, com o passar do tempo, com o conhecimento das pessoas sobre a iniciativa dos jovens, alguns objetos começaram a ser doados, como cédulas antigas, um piano cedido pela igreja entre vários outros acervos. Só mais tarde em 2008 que conseguiram comprar um espaço para as peças serem guardadas. 


Visando a preservação histórica e cultural do município, para o futuro, pensam na construção de uma casa de farinha e um engenho. Depois de ter um projeto bem elaborado e melhor estruturado os jovens procuraram incentivos de órgãos públicos a fim de torná-lo mais consistente e reconhecido perante a população de Icapuí, visando assim vir a ser um patrimônio público e ponto turístico aberto ao povo. 


Um dos auxílios que eles procuraram foi a Câmara Municipal de Icapuí, visando o apoio do governo municipal, porém o projeto foi arquivado, impedindo o museu de receber ajuda do IBRAM – Instituto Brasileiro de Museus. Mesmo com a insuficiência de verbas para manter a Casa Museu, ela está aberta a população de Icapuí e a quem quer que esteja interessado em conhecer o trabalho dos gêmeos, e principalmente a cultura, retratada em móveis, documentos e objetos. Uma verdadeira volta ao passado.


Quem puder e quiser ajudar os irmãos Marcos e Luís de alguma forma, entrem em contato com os mesmos. Toda e qualquer contribuição certamente será bem aceita.


Informações retiradas do blog Divisa Online.

Um comentário:

Geraldinho de Olinda disse...

Essa é uma iniciativa que merece o respeito e apoio de todos em Icapuí. Poderíamos ter aí o Museu do Tropeiro, resgatando as origens de Icapuí.
Geraldo Menezes