terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Icapuí poderá ser contemplado pelo Programa Territórios Digitais

Icapuí recebeu ontem a visita de Rossana Moura, secretária do Ministério do Desenvolvimento Agrário do Governo Federal, que coordena o programa Territórios Digitais, e Sandra Bandeira, coordenadora do mesmo programa no Estado do Ceará, tratando sobre a possibilidade de implantação de Casas Digitais no município de Icapuí.

O convite partiu do Assessor de Desenvolvimento Científico de Icapuí, Léo Ribeiro, visando a adoção de políticas públicas de inclusão social do homem do campo. O prefeito de Icapuí, Jerônimo Reis, e o secretário de Administração e Finanças, Neto Rebouças, recepcionaram as representantes do Programa Territórios Digitais, onde ficou acordado a visita dos líderes das comunidades de Icapuí a locais onde o programa já está em funcionamento. A intenção é demonstrar os benefícios para o desenvolvimento rural, baseado no cooperativismo sustentável, através do uso de tecnologias disponíveis via  internet para os produtores rurais, fortalecimento da agricultura familiar e o reconhecimento do acesso legítimo à terra por comunidades tradicionais. O Ministério do Desenvolvimento Agrário pretende com o Programa Territórios Digitais prover a cidadania no meio rural, permitindo a integração das tecnologias de informação e comunicação para todos.


Em Icapuí, a Secretaria de Ciência e Tecnologia se comprometerá em manter um ambiente colaborativo para a contínua melhoria do acesso as tecnologias e a projetos de interesse coletivo. Além das Casas Digitais, como contra partida da prefeitura, será disponibilizado ainda um Centro Assistencial Tecnológico de Informatização Social do Campo - CATIS CAMPO.


Saiba mais sobre as Casas Digitais, do Programa Territórios Digitais

As Casas Digitais são espaços públicos localizados nos Territórios da Cidadania, que devem dispor de energia elétrica e segurança adequada para receber os equipamentos de informática (computadores, servidor, roteador wireless, datashow e mobiliário). São escolhidas pela própria comunidade e tornar ponto de acesso comunitário gratuito de assentados e assentadas, agricultores e agricultoras familiares, comunidades ribeirinhas, indígenas e quilombolas. A idéia central é garantir ao público-alvo a universalização do acesso às tecnologias de informação e comunicação e à rede mundial de computadores. 

Os Territórios Digitais condicionam a oferta de Casas Digitais mediante a participação atuante e democrática da comunidade proponente. Nesta comunidade há duas possiblidades de consulta:

a) o acesso público permite ao visitante acompanhar as notícias e acionar downloads de documentos;

b) o acesso exclusivo requer o registro gratuito do vistante no portal e, assim, possibilitar-lhe o acesso também aos chats, fóruns de discussão, apresentação de links e álbuns de fotos; participar de webconferência; enviar documentos de diferentes mídias; e receber e-mails e notificações.


Informações enviadas por:
Léo Ribeiro Azevedo
Assessor de Desenvolvimento Científico (Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Icapuí)
Twitter: @icapui_digital 
Site: www.icapui.ce.gov.br

Um comentário:

adriano disse...

Se o prefeito tiver mesmo coragem de fazer o concurso publico não só de professores como também viabilizar o concurso da câmara, ele é o homem, porque todos nós sabemos que ninguém teve coragem de mexer nisso. Sabemos que é por motivos e interesses políticos
Ora amigos sabemos que é a facilidade de poder empregar alguém sem necessidades de experiencia nem habilidade nenhuma para exercer tal função, gera um eleitorado móvel que se moverá sempre para onde suas chances de emprego estiver. então se o prefeito a quem admiro muito e sou seu eleitor declarado tiver a sensibilidade de realizar o concurso publico pelo menos para professor isso já será de grande importância e coragem, e me faz acreditar que realmente estamos vivendo tempos de mudança.