terça-feira, 6 de abril de 2010

Icapuí: soberania após emancipação


Na ediçao do jornal Diário do Nordeste de 04/04/2010, o Presidente do Tribunal de Contas do Estado do Ceará, Teodorico Menezes, escreveu uma matéria sobre a Lei Complementar n.º 084, que tramita na Assembleia Legislativa do Ceará, que versa sobre pedidos de emancipação de distritos que almejam se tornarem municípios econômico e politicamente independentes. O debate está instalado na Assembleia Legislativa sobre os critérios que serão adotados para essas concessões, pois para se tornar cidade, os distritos interessados devem suprir requisitos mínimos de infraestrutura, entre eles: ter no mínimo oito mil habitantes, 400 prédios, 40% da população apta a votar e infraestrutura própria de fornecimento de água, luz e telefonia, bem como redes de ensino e saúde.

No texto, o presidente do TCE-CE diz: "No Ceará, as emancipações foram um passo importantíssimo para a consolidação socioeconômica de vários municípios. Para ficar somente nos exemplos posteriores à década de 80, o Ceará registrou as emancipações de Maracanaú, Horizonte, Eusébio, Icapuí, Fortim, Jijoca de Jericoacoara e Chorozinho. Os indicadores socioeconômicos e as boas gestões que se sucederam neste período, nos municípios supracitados, inclusive projetaram algumas de suas lideranças políticas à cena pública estadual - evidenciando que as referidas emancipações foram oportunas."

Ao citar o município de Icapuí, como uns dos municípios de destaque no quadro sócio-político do estado do Ceará, o presidente nos mostra que a nossa emancipação permitiu que a populacao icapuiense passasse a ser atendida com maiores eficiência e eficácia pelo poder público. Antes da emancipação, nossa cidade era carente áreas de saúde e educação, bastante sensíveis no cotidiano da população.

Porém, o desenvolvimento de um município deve ser constante, sempre buscando melhorias e criação de oportunidades de crescimento para todos.

Vamos em frente!

Fonte: Jornal Diário do Nordeste


Nenhum comentário: