sábado, 3 de abril de 2010

Tradicional queima de "Judas" acontece hoje à noite.

A tradicional "queima de Judas" acontece hoje em praticamente todas as comunidades de Icapuí. Trata-se de uma manifestação católica que foi introduzida na América Latina pelos espanhóis e portugueses. É também realizada em diversos outros países, sempre no Sábado de Aleluia, simbolizando a morte de Judas Iscariotes, conhecido como o traidor de Jesus Cristo, que o levou a crucificação. Consiste em surrar um boneco do tamanho de um homem, forrado de folhas secas ou papel, pelas ruas e no final ateiam fogo, geralmente no início da noite.

É uma das tradições mais antigas e popular de nossa cidade que ainda resiste ao tempo. Antes da "queima", alguns populares redigem um testamento de conteúdo humorístico, onde o "judas" deixa seus pertences para os que fazem parte do grupo que o queimarão. Essa prática é bem peculiar de Icapuí e não temos informações se isso acontece em outras cidades.

Neste ano, os bonecos de "judas" deram as caras a partir de hoje, alguns passeando em garupas de motocicletas, pois há muito tempo se instaurou o hábito de roubar os "judas" de comunidades vizinhas. Na verdade trata-se de uma brincadeira saudável onde a intenção é permitir a interação entre grupos que fazem a "queima" dos judas hoje à noite.

Portanto, quem quiser presenciar as famosas "queimas de judas", basta percorrer as ruas de Icapuí em todas as comunidades.

Nenhum comentário: