quarta-feira, 11 de agosto de 2010

"Água de petróleo" vai ser usada para irrigação em Icapuí

Reproduzimos a postagem da Coluna Brasília de Mauro Sampaio no site Acesse Piauí que fala do projeto de irrigação entre a Embrapa e a Petrobrás para usar à água utilizada nos poços de petroleo. O valor do Projeto é de R$ 3 milhões.



"Água de petróleo" boa para irrigação

(MS, 11/08/2010, às 10:28:35)

A Embrapa Agroindústria Tropical, com sede em Fortaleza, e a Petrobras negociam a realização de estudos para o uso da água produzida na extração do petróleo na irrigação do abacaxi ornamental, duas variedades de girassol e da mamona. O projeto deverá custar R$ 3 milhões e será executado em Icapuí (CE) a partir de 2011. 

A Embrapa quer avaliar os efeitos da irrigação com "água de petróleo" sobre as características químicas, físicas e biológicas do solo e sobre o desenvolvimento, produção e pós-colheita das plantas. A água é considerada um resíduo para a indústria petroquímica. O volume extraído nos poços varia de 5% a 90%. Quanto mais velho for o poço, mais água, ou "efluente líquido de composição complexa". Como a Petrobras reinjeta a maioria da água nos poços, o seu aproveitamento na agricultura poderá gerar economia de recursos à empresa. 

Os Estados Unidos já utilizam "água de petróleo" há dez anos na irrigação da maçã, caqui, pomelo, cenoura e melão. A legislação ambiental brasileira exige a realização de pesquisas para avaliar possíveis riscos ao ambiente e à saúde humana causados pela água extraída de poços de petróleo.

Fonte: Acesse Piauí

Nenhum comentário: