terça-feira, 31 de agosto de 2010

Projeto Manatí promove oficina de “Reaproveitamento de óleo de cozinha para confecção de sabão” em Icapuí – CE

Durante a terceira viagem da Campanha de Educação Ambiental do Projeto Manatí, que aconteceu de 16 a 20 de agosto de 2010, a equipe da Aquasis realizou uma oficina de reaproveitamento de óleo de cozinha usado para a confecção de sabão, na comunidade de Redonda em Icapuí. 


O Projeto Manatí é patrocinado pela Petrobras através do Programa Petrobras Ambiental, e tem como objetivo a conservação dos mamíferos marinhos do Ceará, principalmente o peixe-boi marinho.

A oficina foi realizada na Sede da Associação de Pesca e Cultura, no dia 17, e teve a participação de 40 mulheres das comunidades de Redonda e Requenguela.

A atividade mostrou aos participantes como reaproveitar o óleo de cozinha saturado (usado em frituras) para confecção de sabão, o que representa uma alternativa de renda e contribui para diminuir a poluição do meio ambiente pelo óleo descartado inadequadamente.

O óleo de cozinha usado, quando jogado diretamente no ralo da pia ou no lixo, polui córregos, riachos, rios e o solo, além de danificar o encanamento da casa. O óleo também interfere na passagem de luz na água, retarda o crescimento vegetal e interfere no fluxo de água, além de impedir a transferência do oxigênio, o que impede a vida nestes sistemas. Quando lançado no solo, o impermeabiliza, impedindo que a água se infiltre, piorando o problema das enchentes e contaminando o lençol freático.

Algumas estimativas dizem que um litro de óleo pode poluir até um milhão de litros de água (esta quantidade de água é aproximadamente o que uma pessoa consome em 14 anos). A poluição pelo óleo faz encarecer o tratamento da água (até 45%), além de agravar o efeito estufa, já que o contato da água poluída pelo óleo ao desembocar no mar gera uma reação química que libera gás metano, um componente muito mais agressivo que o gás carbônico.

E o que tudo isso tem a ver com o peixe-boi?
Apesar de habitar o ambiente marinho, o peixe-boi precisa beber água doce. Em Icapuí, ele bebe água doce nos olheiros, que são fontes de água encontradas dentro do mar. Esta água dos olheiros vem do lençol freático, um reservatório de água que fica embaixo do solo. Se a água do lençol freático for contaminada por óleo ou esgoto, a água dos olheiros também será. Isto não prejudica só o peixe-boi, mas a comunidade também, porque a água dos poços e cacimbas também vem do lençol freático e conseqüentemente ficará imprópria para uso.

O que fazer com o óleo usado?
A primeira medida a ser tomada é armazenar as sobras da fritura em vez de jogá-la diretamente no ralo ou na lixeira. Este armazenamento pode ser feito em uma garrafa pet com tampa, por exemplo. Não utilize garrafas de vidro, pois esta pode quebrar e, além de derramar seu conteúdo, provocar acidentes.

Hoje em dia alguns estabelecimentos recebem o óleo usado, e outros até mesmo compram. Então, se você não for reutilizá-lo para fazer sabão, por exemplo, não tem mais desculpa para jogá-lo no ralo ou no solo!

Fonte: AQUASIS visto no sitio da FM CANOA

Nenhum comentário: