quinta-feira, 12 de agosto de 2010

II Congresso Municipal dos Estudantes Secundaristas de Icapuí: reconstruindo a união

A Associação dos Jovens de Icapuí - AJI promoveu ontem, 11 de agosto dia do estudante, o II Congresso Municipal dos Estudantes Secundaristas de Icapuí realizado no Centro de Juventude e Cidadania - CJC. Essa iniciativa é o primeiro passo no processo de reativação dos movimentos estudantis iniciado pela União dos Estudantes Secundaristas de Icapuí - UMESI, desde 1999, que há algum tempo encontra-se sem muita expressividade e sem nenhum tipo de articulação, exceto algumas atividades isoladas em algumas poucas escolas. A UMESI servia para unificar os grêmios estudantis das escolas da rede municipal de ensino, proporcionando um fortalecimento desses grupos de estudantes nas reivindicações de seus direitos.

A proposta do congresso é incentivar a participação dos estudantes não somente nos problemas da escola, mas nas causas sociais do município. Estendendo as ações dos grêmios para as comunidades onde moram, a comunidade escolar passa a ser protagonista no desenvolvimento das políticas públicas direcionada a educação, tendo os estudantes como os mais indicados para mostrar quais os seus reais interesses e necessidades a serem supridas.

A UMESI foi criada a partir do desejo de um grupo de estudantes que ansiavam pela transformação nas relações aluno/escola, permitindo que os estudantes tivessem vez dentro dos processos decisórios em suas escolas. Para isso, jovens como o atual vereador Antônio Carlos (PSDB), Kleiton Pereira, Daniel de Oliveira, Francinildo Nunes, Isael, Murilo, entre tantos outros, se destacaram por se dedicarem à promoção da cidadania dentro das escolas, mobilizando e articulando o restante dos alunos a participar dos movimentos estudantis no município. Esses movimentos obtiveram conquistas importantes para a classe estudantil e demonstravam que os jovens tinham capacidade de preparar e conduzir o futuro da cidade. Tanto é que alguns desses jovens hoje já fazem parte da história política de Icapuí e que devem servir de exemplo para que os estudantes atuais se inspirem e dêem continuidade aos propósitos "sonhados" por eles. Porém, essa consciência política presente nos jovens acima citados parece não ter acometido os jovens de hoje. Poucos são os que se envolvem nas decisões da escola e/ou na construção das políticas públicas de educação. Os movimentos estudantis estão estagnados, sem grande participação ou interferência em nenhum aspecto constituinte da sociedade. Os estudantes estão no papel de mero coadjuvantes.

A Associação dos Jovens de Icapuí - AJI, que atua na mobilização dos jovens em praticamente todas as comunidades do município, pensando em resgatar esse sentimento de integração do estudante com a sociedade, propõe a reconstrução da UMESI a partir da criação dos grêmios estudantis nas escolas que ainda não têm e reativar os grêmios existentes. Para isso, o vereador Antônio Carlos criou uma cartilha que explica passo a passo como criar um grêmio escolar e distribuiu aos participantes do congresso. O objetivo é despertar o interesse dos jovens que não tem essa preocupação em mente e incentivar os jovens que de alguma forma já se mostram incomodados com essa inércia da classe estudantil em Icapuí.

Como bem nos lembra o Prof. Ocivá José de Oliveira, no prefácio da cartilha "como construir um grêmio estudantil", os movimentos estudantis  no Brasil e no mundo foram responsáveis por grandes transformações sociais. Ele cita eventos recentes de nossa história, como a emancipação de nossa cidade e o impeachment do ex-presidente Collor, desencadeados por movimentos estudantis.

Certamente, esse é o desejo maior daqueles que compõem a AJI, que atentaram para a ausência dos jovens icapuienses nas discussões sobre os problemas locais: despertar os jovens sobre a importância de sua participação no desenvolvimento de uma cidade sempre melhor.

Parabéns aos idealizadores, aos apoiadores e aos que acreditam nessa ideia.

Por ClaudiMar Silva
www.acidadeicapui.com.br

2 comentários:

Rabelo, C.D. disse...

Fiquei muito feliz com a possibilidade de retomada da UMESI. Como não participei do evento dado outros compromissos anteriormente agendados, espero que outras lideranças igualmente fortes e presentes na história do movimento estudantil de Icapuí tenham sido convidadas e tenham participado do momento, que não apenas as citadas. Digo isso porque com os nomes citados, notadamente alinhados com governo municipal atual, em muito se corre o risco de tão importante atividade ser visto pelos demais como tendencioso e carente de lisura. Conhecendo o interesse e compromisso dos idealizadores acredito muito que isso não se deu. Parabéns meninos!!

Marquinhos disse...

Muito boa esta iniativa de reativa os GRÊMIOS ESTUDANTIS, mais para isso precisamos volta um pouco no tempo quando os primeiros movimentos estudantis estavam iniciando em Icapuí, muitas pessoas boas contribuiram com os primeiro GRÊMIOS ESTUDANTIS DE ICAPUÍ entre eles podemos citar: Marcos Nunes, José Valdir, Leotônio Rebouças, Sérgio Araújo,Marcos Rubenio, Antoniete Silva, Eurivan de Paula, Fatima Braga, Mauricio Sabino, Márcio José e outros que me falha a memória. Mais esses com certeza deram suas contribuições fazendo parte da história na construções dos GRÊMIOS ESTUDANTIS DE ICAPUÍ.