quinta-feira, 28 de abril de 2011

Alunos da Escola Raimunda Lacerda participam do Projeto Caminhos das Artes em Fortaleza

Diário do Nordeste (28.04.2011)
Estudantes do Cariri visitam exposições

Alunos de Juazeiro do Norte saíram ansiosos do Município, ontem, para conhecer o acervo exposto na Unifor


Alunos da Escola Raimunda Lacerda visitam hoje
exposição do Projeto Caminhos das Artes em
Fortaleza-CE (Foto: Escola Raimunda Lacerda)
Juazeiro do Norte Uma viagem inesquecível. Alunos da Escola de Ensino Fundamental Tabelião Expedito Pereira, deste Município, seguem pela trilha da cultura por novas descobertas. Os alunos participam, hoje, do Projeto Caminhos da Arte, que reúne as exposições "Brasiliana Itaú" e "Brassaï - Paris la nuit", no Espaço Cultural da Universidade de Fortaleza (Unifor). As exposições marcam as comemorações dos 60 anos da Nacional Gás. São 42 estudantes que aguardavam com expectativa desde março a viagem. Na partida, a alegria de poder desbravar um mundo novo, para a maioria deles. A emoção de partir para a descoberta. Os estudantes aproveitaram para fazer uma singela homenagem ao Padre Cícero e os 100 anos do Município, destacado nas camisas com a logomarca do projeto.

A maioria dos estudantes ainda não conhecem a Capital do Estado e nem tão pouco realizaram viagens mais longas. "Será um momento de diversão e muita alegria para todos nós", diz a aluna Adriana Gomes Ribeiro, do 9º ano. Ela afirma que essa é a primeira vez que faz uma viagem tão longa sem os seus familiares. A oportunidade para ela é única e também para as outras colegas de turma. "Agradecemos todos pela escolha da nossa escola e temos a esperança de que tudo vai dar certo", frisa, ansiosa pelo que vai encontrar no dia de hoje na exposição.

O projeto contempla alunos de escolas públicas de todos os Municípios e a meta é receber 10 mil estudantes, até dia 1º de maio. O feito tem sido compensador para as escolas, que aproveitam a visita para explorar em sala de aula com os alunos o conteúdo visto.

Oportunidade

A diretora da Escola Tabelião Expedito Pereira, Acácia Geane de Sousa, se emociona ao falar da oportunidade que os alunos de sua escola estão tendo. Na saída, ela com as mães acenam na despedida e já na expectativa das novidades que hoje, no retorno, eles vão trazer para casa. "Nós estamos muito felizes, porque os nossos alunos estão muito entusiasmados e tenho certeza que eles vão ficar bem comportados e bem felizes lá", diz. Para Acácia, esse momento irá ficar na história da escola, com tão poucas oportunidades do gênero, principalmente por estar localizada em um bairro de periferia da cidade, no Pio XII, e grande parte dos estudantes ser de baixa renda. Ele destaca a homenagem a escola, entre 64 escolas da zona urbana de Juazeiro, ter sido escolhida.

José Anderson Patrício de Andrade, do 7º ano, vive a expectativa da saída. A emoção na hora da despedida da família. A arte para ele se traduz na alegria, que irá contribuir para a sua formação. A coordenadora de Gestão da escola, Francisca Djalma Brito, acompanha os alunos, com mais três professores. São crianças de adolescentes de 11 a 14 anos. Agradece a Nacional Gás e a Fundação Edson Queiroz. Ela classifica o projeto como uma brilhante iniciativa, como forma de promover a cultura para os alunos, no âmbito nacional e internacional. "A maioria dos nossos alunos não conhecem nem o shopping da cidade, imagine a Unifor".

Além da escola de Juazeiro, visitam, hoje, as exposições o Colégio Municipal Paulo Timbó (Tamboril); Escola de 1º Grau Mariano Rodrigues da Costa (Nova Russas); Escola Raimundo Nonato de Sena (Quixeré); Escola Municipal de Ensino Fundamental Chiquinho Rodrigues (São João do Jaguaribe); Escola de Ensino Fundamental Raimundo Lacerda Damião (Icapuí); Escola Manoel Carloto Pinheiro (Jaguaretama); e Escola Roberto Antunes de Freitas (Quiterianópolis).

Nenhum comentário: