sexta-feira, 15 de abril de 2011

Começa a construção de casas para os desalojados pelo avanço do mar em Praia da Barrinha

Casas populares na Praia de Barrinha (Foto: Claudimar)

Pelo menos doze casas já começaram a ser construídas na Praia da Barrinha, beneficiando as famílias que ficaram desalojadas com a destruição causada pelo avanço do mar naquela comunidade. As casas fazem parte do projeto Minha Casa, Minha Vida, do Governo Federal, e fazem parte dos R$ 2,3 milhões disponibilizados para o projeto de contenção de avanço da maré. O projeto consta ainda da construção de um grande muro na orla da praia da Barrinha, para conter as ondas grandes em alguns períodos do ano. No início deste ano, muitas famílias foram removidas e tiveram suas casas derrubadas pois ofereciam risco às famílias. Inclusive o prédio onde funcionava uma escola foi demolido e os alunos transferidos para outro local.

A comunidade vem sofrendo há bastante tempo com os problemas causados pela maré (Leia aqui: Barrinha de Mutamba, a praia que o mar engoliu, postado nesse blog em 21.01.2011). Algumas ações preventivas fora executadas, como a colocação de sacos de areia no quebra-mar. A comunidade se mobilizou e fizeram um mutirão para tentar salvar suas casas, no entanto, a força do mar foi maior que a força dos moradores. 

A burocracia para liberação dos recursos emperrou o início da construção dessas obras, proporcionando uma descrença entre os moradores afetados - muitos não acreditavam que essas obras sairiam do papel. As casas populares vêm para resolver a situação dos mais atingidos que atualmente moram de favor em casa de parentes ou pagam aluguéis. As casas estão sendo construídas em um terreno já ocupado pela população daquela praia, sendo que o governo municipal fez a doação desse local.

Quanto à construção do muro de contenção, ainda não se tem uma data certa para o início das obras,

Nenhum comentário: