terça-feira, 19 de abril de 2011

Programa promove excelência em meios de hospedagem

No litoral cearense

Objetivo é fazer com que empresas obtenham vantagens competitivas e implementem estratégias inovadoras em seus negócios
Bárbara Holanda

Pequenos meios de hospedagem 
podem participar do programa
Fortaleza - Cada vez mais não basta apenas dar aos turistas bom atendimento, mas encantá-los com qualidade de serviços acima da expectativa. Por isso, o Sebrae no Ceará desenvolve o programa Excelência na Qualidade, que beneficia, num primeiro momento, quatro municípios do Litoral Leste do estado. O foco são os meios de hospedagem e serviços de alimentação como restaurantes, lanchonetes, bares, barracas de praia e similares.

O  programa atua em três frentes, identificando, disseminando e fomentando oportunidades às empresas participantes por meio da melhoria na qualidade dos serviços e do estímulo à inovação. O objetivo é fazer com que elas obtenham vantagens competitivas e implementem estratégias inovadoras em seus negócios, transformando os destinos beneficiados em exemplo de excelência na qualidade. Tudo para contribuir com o desenvolvimento socioeconômico da região. A ideia é expandir o programa para Fortaleza, Litoral Oeste e Extremo Oeste.

As empresas que aderem ao programa são avaliadas e a partir desse trabalho elabora-se um diagnóstico para levantar as necessidades específicas de cada uma. Com isso, o programa realiza diversas ações para os empresários e funcionários. Na prática, o projeto envolve uma série de atividades como cursos, palestras e consultorias gerenciais e tecnológicas. 

Piloto

As capacitações envolvem qualidade no atendimento, boas práticas de fabricação nos serviços de alimentação, entre outros temas. Os cursos reúnem assuntos como custos, formação de preços, controles financeiros, estoque e elaboração de cardápio. O projeto-piloto do programa foi desenvolvido em 2007, em Aracati, Fortim e Icapuí. Nestes municípios, participaram da capacitação 42 empresas dos meios de hospedagem e alimentação.

Um dos empresários participantes foi Geraldo Soares Menezes Filho, proprietário da Oh! Linda Pousada, na Praia da Redonda, em Icapuí. Segundo ele, a experiência foi uma boa oportunidade para rever conceitos e abrir os olhos para a necessidade de estar sempre se preocupando com a qualidade. “O programa serviu para nos acordar para as melhorias necessárias. Muitas vezes, a gente fica absorvido com a rotina e não repara que é preciso ter mais qualidade”, afirma.

Serviço
Informações: 0800 570800 ou pelos e-mails: matosbrito@ce.sebrae.com.br ou idalecia@ce.sebrae.com.br

Fonte: Agencia Sebrae

Nenhum comentário: