terça-feira, 19 de abril de 2011

Jerônimo Reis debate com alunos do MOVA-Brasil sobre os poderes e limites de um vereador

Esta semana o vereador Jerônimo Reis participou das aulas de duas turmas do projeto MOVA-Brasil. Uma na Escola Raimunda Medeiros, monitorada por Edson Barreto, e outra na Escola Raimunda, monitorada por Maria Eliete.

Em matéria publicada em seu blog oficial, o vereador elogiou o projeto MOVA-Brasil, destacando a  preocupação não somente de alfabetizar e educar, mas principalmente de integrar os agentes de uma comunidade, oportunizando-os na reconstrução dos seus destinos e na conquista do direito à cidadania.

Na ocasião, o vereador foi convidado para debater com os alunos alguns assuntos inerentes ao cargo de vereador, esclarecendo questões levantadas, principalmente sobre o verdadeiro papel do vereador. A seguir, algumas considerações feitas por Jerônimo Reis, que reproduzimos de seu blog:

(...)
Nesses momentos de interação com a sociedade, é que percebemos o quanto estamos deixando a desejar, quanto agentes políticos, na divulgação e informação das nossas ações; onde o que é feito, seja no dia a dia ou nas sessões, a população não está tomando conhecimento. Isso só faz com que, aquele velho conceito de que “vereador não faz nada“, tenha se tornado um bordão tão corriqueiro nas rodas de conversas e por grande parte da nossa gente.

Em ambas as aulas, os alunos foram muito participativos, e fizeram exatamente os questionamentos que ouvimos diariamente nas ruas, como: Por que você não traz uma obra para nossa comunidade? Ou ainda, por que um vereador não traz uma indústria para o nosso município? A partir dessas indagações é que procurei mostrar os limites de atuação e poder do vereador, o que nos compete constitucionalmente; que nosso papel principal é de fiscalizar os atos do poder executivo, mas por ser o agente que está mais próximo da população acaba exercendo um papel muito mais abrangente, como o de dar assistência aos que estão ao seu redor. Principalmente, na falta de, ou quando as políticas públicas não estão atendendo as necessidades destes. Saí desses encontros com a certeza de que, precisamos expandir nossas atuações, mas é preciso mais ainda, que façamos chegar à população, o pouco ou muito, que estamos realizando nos nossos mandatos de vereadores.

Retirado do  www.vereadorjeronimoreis.blogspot.com (com adaptações)

Um comentário:

Eurivideo disse...

Para que um mandato parlamentar possa obter sucesso, compreendo, que ele não pode se limitar apenas as quatro paredes do plenário da Câmara Municipal. Sobretudo se esse mandato se propõe popular.Portanto, participações como esta contribuem para divulgar ações do mandato, socializar informações e interagir com povo.