quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Começa hoje o Plebiscito Popular pelo limite de propriedade da terra no Brasil.

A Campanha pelo Limite da Propriedade da Terra: em defesa da reforma agrária e da soberania territorial e alimentar, é uma ação de conscientização e mobilização da sociedade brasileira para incluir na Constituição Federal um novo inciso que limite às propriedades rurais em 35 módulos fiscais. Áreas acima dos 35 módulos seriam automaticamente incorporadas ao patrimônio público.


O módulo fiscal é uma referência, estabelecida pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), que define a área mínima suficiente para prover o sustento de uma família de trabalhadores e trabalhadoras rurais. Ele varia de região para região e é definido para cada município a partir da análise de várias regras, como por exemplo, a situação geográfica, qualidade do solo, o relevo e condições de acesso. A aprovação da emenda afetaria somente pouco mais que 50 mil proprietários de terras.

A introdução desta medida resultaria numa disponibilidade imediata de mais de 200 milhões de hectares de terra para as famílias acampadas, sem despender recursos públicos para a indenização dos proprietários. Esses recursos são hoje gastos em processos desapropriatórios e que poderiam ser empregados no apoio à infra-estrutura, ao crédito subsidiado e à assistência técnica para os assentamentos.

O objetivo do Plebiscito é pressionar o Congresso Nacional para que seja incluído na Constituição Federal um novo inciso que limite o tamanho da terra em até 35 módulos fiscais - medida sugerida pela campanha do FNRA. Áreas acima de 35 módulos seriam incorporadas automaticamente ao patrimônio público e destinadas à Reforma Agrária. Caso a proposta seja aprovada, mais de 50 mil grandes propriedades de terra seriam atingidas no país. Só no estado de Pernambuco, seriam cerca de 1.120 latifúndios, o que significa dizer que aproximadamente um terço das terras no estado seriam democratizadas, ampliando a produção no campo.  

Com urnas espalhadas pelos diversos cantos do país o Plebiscito Popular pelo limite de terra começa hoje e segue até o dia 07 de setembro, quando culmina com a mobilização do Grito dos Excluídos.  

Em Icapuí, você poderá votar neste Domingo, durante um encontro que a Igreja Catolica realizará no Centro.

Junte-se a essa mobilização e organize uma urna em sua entidade, em sua escola ou numa praça do seu bairro. Divulgue e informe outros locais de votação para que mais pessoas possam participar. O resultado final do plebiscito em todo o Brasil será divulgado no final de setembro.

Maiores informações sobre o Plebiscito acesse: www.limitedaterra.org.br

Nenhum comentário: