domingo, 10 de abril de 2011

Estudantes mergulham no universo das artes

O Projeto Caminhos da Arte traz estudantes do interior para conhecer exposições em cartaz no Espaço Cultural da Unifor.

Alunos de escolas públicas dos municípios de Cascavel, Madalena, Russas e Icapuí vivenciaram, na manhã de sábado, uma aventura pelo universo das artes. Os grupos de estudantes conheceram as exposições Brasiliana Itaú e Brassai, no Espaço Cultural Unifor, da Fundação Edson Queiroz.

A visitação fez parte do Projeto Caminhos da Arte, iniciativa que marca os 60 anos da Nacional Gás, empresa do Grupo Edson Queiroz. Iniciado no último dia 21, o projeto já recebeu mais de três mil visitantes provenientes de diferentes regiões do Estado do Ceará

Visitação
As visitas são diárias e prosseguem até o dia 1º de maio. A expectativa dos organizadores é que até o fim do projeto as mostras de arte recebam 10 mil alunos de escolas públicas dos 184 municípios cearenses.

O projeto está oportunizando ao público estudantil uma inesquecível aventura pelo encantado mundo das artes, levando adolescentes a uma viagem pela história do Brasil e pelo charme de Paris dos anos 1930. Segundo depoimentos dos professores, a experiência tem sido enriquecedora pelo fato de permitir aos alunos o contato com as artes plásticas. Para a maioria dos estudantes, essa é a primeira vez que visitam uma exposição de arte.

É o caso, por exemplo, de Fernanda Costa e Silva, 13 anos, aluna do 8ª ano da Escola de Ensino Fundamental Professor Francisco Ezequiel da Costa, de Icapuí. "Estou adorando o passeio até Fortaleza", revela ela, ao acrescentar que nunca havia visto uma mostra de artes plásticas. "Estou impressionada com a beleza das fotografias de Paris e dos quadros que contam a história do Brasil", depõe Fernanda Silva.

Alison Ferreira da Silva, 16 anos, aluno da mesma escola de Icapuí, também ficou deslumbrado com o que viu nas duas mostras e com as instalações do Campus do Pici. "Para mim, é um grande aprendizado", conta o estudante Alison.

Brasiliana Itaú mostra ao público uma coleção documental e visual de obras e peças que contam a história do Brasil. Uma das atrações são as visões da natureza e dos costumes do Brasil pela visão de pintores e naturalistas estrangeiros.

Já "Brassai - Paris la nuit" exibe a vida noturna da Cidade Luz pelas lentes do fotógrafo húngaro Gyula Halász, conhecido como Brassai, nas primeiras décadas do século XX. São 98 fotos em preto e branco que captam o charme da bela Paris dos anos 1930.

Nenhum comentário: