sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Icapuí na rota das falésias: a beleza de nossas praias em destaque

Em redonda, famílias de visitantes caminham sem pressa pela beira-mar, apreciando as falésias monumentais do lugar
Mais uma matéria sobre as belezas naturais de Icapuí saiu hoje na mídia cearense. O site www.antonioviana.com.br traz reportagem completa sobre as praias icapuienses, em um passeio que vai da praia de Redonda até Manibú, divisa com o Rio Grande do Norte. Ilustrado com fotos belíssimas da praia de Redonda, a matéria conta ainda com um mapa para os visitantes se situarem e uma lista de pousadas e restaurantes. Um excelente roteiro para quem deseja nos visitar, e certamente, se encantar com nossas belezas. Veja matéria completa clicando em LEIA MAIS:


AVOL - Antônio Viana On Line (03/09/2010)

Icapuí na rota das falésias
Rochas íngremes e majestosas se destacam na paisagem do destino cearense, ainda pouco conhecido pelos viajantes
Em cada canto, Icapuí oferece paisagens que são verdadeiros cartões-postais, orgulho para os nativos, colírio para os turistas
 No Ceará, o sol nasce primeiro em Icapuí. Afinal, o destino fica situado no extremo litoral leste do Estado. Até pouco tempo ligado ao vizinho Aracati, ganhou status de município e destaque no mapa político cearense. Mas, seu lugar ao sol no universo de destinos turísticos está sendo demarcado agora, com o aprimoramento paulatino da infraestrutura para receber visitantes. Empreendedores dali perceberam que Icapuí não é apenas a Terra da Lagosta. É bem mais que isso. Os turistas são convidados a desvendar seus encantos em viagens de descoberta ou redescoberta de paisagens sob novo olhar.

A sede do município é simpática e abriga gente acolhedora. Mas, em Icapuí, todos os caminhos conduzem à costa. Numa extensão de 64 quilômetros, praias se multiplicam, oferecendo cenários e ângulos diferenciados de beleza singular. Melhor para o visitante, que tem a chance de percorrer e conhecer todas elas sem necessidade de grandes deslocamentos, escolhendo seu recanto predileto. Em qualquer das praias, os nativos recebem bem e têm mil histórias e lendas pra contar no palco praiano, em sua maior porção emoldurado por falésias avermelhadas que viram mirantes ou guardam grutas e fontes de água doce.

Redonda é a praia mais povoada, com bom número de pousadas, restaurantes, barracas e serviços de apoio aos turistas e à comunidade local. Em forma de enseada, é emoldurada por imensas falésias com colorações que vão do vermelho e branco ao amarelo, conforme a luz do sol e o toque das marés. A falésia na "ponta" da praia é o cartão-postal, projetando-se ao mar. Ali, a maré é calma e propicia um banho tranquilo em águas límpidas e mornas. Piscinas naturais surgem em maré baixa junto aos arrecifes.

Escolha caminhar para conhecer Redonda por inteiro, uma oportunidade imperdível de vivenciar o lugar, onde vida e arte afloram sem pressa, como o trabalho em labirinto das mulheres praianas ou as peças de madeira de artesãos criadas a partir da raiz da hortênsia e do tronco de imburana. A comunidade se organiza e desfralda a bandeira da sustentabilidade, através do grupo de teatro de rua Flor do Sol, formado por nativos que se apresentam na praia e em outros lugares, abordando temas como meio ambiente, pesca e turismo.

Praia vizinha de Redonda, com pequeno núcleo de pescadores, Peroba mostra-se com ondas fracas e arrecifes. Ao fundo, falésias em tons avermelhados dão o toque de mistério e fascínio ao lugar. Ponta Grossa é outra vizinha de Redonda. Entre os nativos, alguns loiros e de olhos azuis destoam da maioria. São descendentes de holandeses que passaram por ali e como todos que chegam se encantaram com as falésias imensas em forma de figuras exóticas. A maré baixa expõe uma fonte de água doce que os nativos apelidaram de olheiro. Historiadores sustentam que Ponta Grossa teria sido visitada pelo espanhol Vicente Pinzón antes de Pedro Álvares Cabral descobrir o Brasil, em Porto Seguro, Bahia.

O passeio pela costa de Icapuí continua e o visitante chega a Retiro Grande, também tomada por falésias. Retornando a Redonda, o melhor caminho para alcançar outras praias é a rodovia CE 261, que se estende sobre mais falésias e oferece mirantes até alcançar a beira-mar. As praias vão surgindo ao se atravessar corredores verdes e chegar à areia monazítica. Picos propicia mergulhos. Depois vêm Barreira das Sereias, Barreiras, com barracas e o forró nas noites de sábado; Barrinha e a tranquila Requenguela, de nome estranho, mas marcada pelo mangue selvagem acolhedor de aves e pelo mar quase parado, que lembra uma enorme piscina.

Mais praias

As próximas paradas são na Praia da Placa, na selvagem Quitérias, Tremembé, canto das mulheres rendeiras junto ao rio Arrombado; Peixe Gordo, Melancias e Manibu. Nas vilas, simplicidade nas casas e igrejinhas com cores marcantes. Na costa, o mar recua na maré baixa, oferecendo amplos espaços para caminhadas, apreciando-se a brandura das águas. Eis um cenário ideal para a prática de esportes aquáticos. Há escolinhas para quem quer aprender a velejar. Os passos do desbravador só são interrompidos para o banho de mar refrescante que energiza e traz saúde.

Pescadores artesanais de lagosta, homens simples e audazes em sua lida diária, povoam a beira-mar. São eles os responsáveis pelo título ganho e até hoje preservado de Terra da Lagosta para o município. De junho a dezembro, eles abastecem restaurantes, barracas, hotéis e pousadas da região com o crustáceo, servido em receitas saborosas e que virou motivo para festival anual no destino a cada outubro, numa mistura de gastronomia, cultura e turismo temperada com boa música.

Na época do defeso, os pescadores preservam a lagosta e trazem do mar peixe fresco e camarão marinho, transformados em delícias de dar água na boca, renovando a fama de Icapuí de paraíso da culinária praiana.

Após tantos passeios e descobertas, o turista finalmente se dá conta. Mais uma paixão lhe arrebatou. Seu nome é Icapuí, verdadeiramente apaixonante. O destino pode, sim, ganhar aprimoramento para o turismo ao agregar melhores estruturas e serviços. Mas, que mantenha sua essência, seu jeito de ser: lugar feliz pra quem vive lá e pra quem chega.

Saiba mais

ONDE FICAR:

Oh! Linda Pousada - 3432.3025
www.ohlindapousada.com.br
Chalés Sol, Lua, Estrela - 8852.9354
Chalés do Mar - 3432.1212
Chalé Jabarana - 9205.5710
Pousada Zé do Mariano - 92285532
Hotel Pousada Icapuí - 3432.1072
Estrela da Peroba - 9901.6610
Casa do Mar - 3432.4155
Pousada Canaã - 9244.1676

ONDE COMER:

Restaurante Canaã - 9244.1676
Barraca do Chicó - Redonda
Ponto do Cupim - Sede
Barraca do Carlinhos - 9400.8154
Barraca do Francisco - 3432.1608
Mirante da Serra - 3432.1167
Barraca do João Filho - Requenguela

CÓDIGO DDD: 88


Retirado do site www.antonioviana.com.br

Nenhum comentário: