segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Praia de Redonda: encantadora e polêmica

Fotos e texto por ClaudiMar Silva

Neste último fim de semana, tive a experiência de conviver com alguns moradores da praia de Redonda durante três dias e observar um pouco como é a realidade daquela comunidade. O que vi foram pessoas muito hospitaleiras e que adotam uma postura pacifista, muito diferente do que se é disseminado no restante da cidade. O problema da crise da lagosta é muito presente ainda nas rodas de conversas e a fiscalização no mar continua, porém, o clima de violência e agressividade a qual se atribuía a praia de Redonda, não é tão visível quanto imaginamos. 

A praia de Redonda, uma das mais visitadas no município de Icapuí, foi palco dos principais conflitos envolvendo pescadores da lagosta. A comunidade tem aparecido constantemente na mídia como protagonista na polêmica da pesca ilegal do crustáceo que representa, ainda, a principal fonte de renda do município. Essa imagem negativa, criada pela sequência de fatos gerados pela captura de embarcações que pescam de forma ilegal e que são apreendidos por pescadores daquela comunidade, deu à praia de Redonda o rótulo de local pouco "amigável" para se visitar. Muitas pessoas, principalmente de outras comunidades do município,  afirmam ter medo de frequentar a praia devido a agressividade mostrada por alguns moradores de lá durante os conflitos mais violentos acontecidos recentemente.



A praia continua recebendo turistas em suas barracas, no entanto a diminuição no movimento foi perceptível, algo que pode ser atribuído a sazonalidade. A crise gerada por estes conflitos e a repercussão dos acontecimentos podem também ter assustado os turistas que tinham a praia de Redonda como ponto certo de tranquilidade, paz e sossego. Tudo isso ainda existe por lá. Durante esses três dias, fui abordado uma única vez por uma pessoa que me pediu algumas moedas. Ele estava na porta de uma mercearia e na dúvida, dei-lhe alguns trocados. No sábado fui com meus amigos da comunidade de Redonda para o "reggae", ponto de encontro de jovens que procuram diversão e muita música. Lá, em nenhum momento fui abordado ou incomodado. Pelo contrário, muitos dos que lá estavam nos cumprimentavam de forma simpática e receptiva.


A rotina dos pescadores me pareceu inalterada e muito tranquila. Uns fazendo reparos em seus barcos, outros consertando os materiais de pesca (manzuá). No domingo à tarde, fui surpreendido por uma grande movimentação de moradores da comunidade: mais um barco que possivelmente pescava de forma ilegal na área havia sido capturado e a notícia corria rapidamente entre os habitantes, numa espécie de convocação. No entanto, mesmo diante de uma multidão à beira da praia arrastando com as próprias mãos um barco que pesa algumas toneladas, o clima era de uma tranquilidade total. As pessoas parecem ter se acostumado com aquela cena e agiam naturalmente. Um ou outro mais eufórico mencionava palavras de indignação e repúdio aos pescadores ilegais, mas nada de exageros que pudesse conturbar o movimento. A polícia presente no local apenas "organizava" o vai e vem de pessoas e veículos. Depois de arrastarem o barco e enfileirá-lo junto a tantos outros já capturados, a multidão se dispersou e cada um voltou a seus afazeres e a tranquilidade voltou a reinar, deixando apenas a paisagem exuberante e o esplendor azul do mar seduzir os visitantes.

A praia de Redonda tem características únicas e próprias. As pessoas são organizadas e unidas quando se trata de questões de interesse comum, como no caso da pesca ilegal. Esquecendo esses episódios que marcam a luta daquele povo pela sobrevivência, a praia continua bela e encantadora. As pessoas têm um sorriso franco estampado no rosto e sabem como ninguém acolher quem os visita. 

Como em toda cultura, devemos respeitar os costumes, hábitos e ideologias da comunidade de Redonda e aproveitar tudo que ela tem de bom: seus infinitos cenários e, principalmente, as pessoas que são tão encantadoras quanto aquela praia que mistura encanto, magia e admiração.

Visitem a praia de Redonda sempre.

7 comentários:

jessica disse...

oi...no domingo foi apreendido o barco ''NUMEROS''por pessoas da redonda...que vitimaram os pescadores com xingamentos...não sei pq pegaram a lancha numeros pois indice de inrregurlamento não há,e nem a lancha numeros estava no mar da redonda e sim do mar de aracati....deram dois tiram...e ainda mais ficaram com todos objetos pessoai dos pescadores,incluindo celulares e etc...agora eu pergunto...pq q ninguem faz nada?e outra coisa os pescadores da lancha só não morreram por causa de uma viatura q se protificou no local...pescadores da lancha numeros disseram q essas pessoas disseram q que ''não vamos jogar esses pescadores aqui pois cadá mandou soltar em outro local...gente KADÁ POR TRAZ DE TUDO ISSO...e outra coisa vinham para pegar o barco de raimundinho..do mercantil só q viram q era o numeros ,,,e ainda continuaram com o barco...
AUTORIDADES NÓIS VOS PEDIMOS Q TOMA PROVIDENCIAS DO CASO POIS JÁ AVISARAM Q VAI TER MORTE...E OUTRA COISA JÁ AMEAÇARAM DÁ UMA PISA EM KADÁ...E SÓ VÃO DESCANÇAR DEPOIS Q MATAREM TODOS OS REDONDEIROS

jessica disse...

E OUTRA COISA NÃO É SÓ 1,2OU 3 BARCOS Q ESTÃO APREEDIDOS POR PESSOAS INSENSIVEIS...SAO 16 BARCOS E O Q AS AUTORIDADES FIZERAM? NADA.
ESSA É A REALIDADE DA PRAIA E OS PESCADORES DE REDONDA..
ESPERO Q VEJAM MEU COMENTARIO...
UM BEIJO...
JÉSSICA REBOUÇAS

Emilio Konrath disse...

Muito bom Claudimar. Isto que vc percebeu neste final de semana, eu tenho percebido nestes 11 anos que moro na Praia Redonda. O povo que aqui mora e trabalha é igual ao povo de qualquer parte do mundo. Aqui tem gente boa e gente má, tem gente trabalhadora e gente preguiçosa , tem gente honesta e bandidos. Como há na maioria das familias.
O problema da pesca ilegal não pode ser limitado ao mar da Redonda, ou apenas a Praia Redonda. Este é um problema economico, ecológico e social.
Infelizmente estas ocorrências denigrem a imagem da nossa comunidade, mas sem elas a situação economica estaria terrível.
As pessoas ainda não se deram conta que a solução do problema é fácil. Basta que se cumpra a lei.

A voz de Iguatu disse...

A PF tem que prender os chefes dessa quadrilha, doa o que doer, se é Kadá ou Kamundo, não interessa, tem que ser feita a justiça.

Emilio Konrath disse...

Vc está certo "Voz de Iguatu", mas quem irá prender os praticantes da pesca ilegal?

Unknown disse...

odiei o comentário dessa idiota da jéssica,se está tão ofendida pq ela não vai pra redonda pra ela ver o q é bom ter justiça... e ela deixer de falar de cadá e kamundo q eles dois não tem nada a ver com o q os pescadores fazem não,apenas eles fazem a justiçar para o q o certo e não o errado

jessica disse...

ORA SE VC Ñ SABE RESPEITAR A OPINIÃO DOS OUTROS NAUM POSSO FAZER NADA QUERIDA.PRIMEIRO EU Ñ SOU IDIOTA ,IDIOTA E BURRA É VC Q AINDA QUER TAPAR O SOL COM A PENEIRA...E QUEM ESTÁ POR TRAZ DE TUDO ISSO REPITO,E CONFIRMO QUANTAS VEZES VC QUISER Q O CUPADO POR TUDO ISSO É KADÁ E KAMUNDO..DEUS ME LIVRE DE IR PRA REDONDA FAZER O Q AI...MATAR OS POBRES PESCADORES..PREFIRO FICAR AQUI ONDE MORO MESMO..AGORA É FACIL FALAR NÉ ELISA AGORA EU QUERIA VER SE FOSSE SEU PAI ALGUM PARENTE SEU..