sábado, 19 de março de 2011

Ceará lidera casos no Nordeste. Icapuí não tem casos confirmados de dengue


Imagem Ilustrativa
Segundo o Ministério da Saúde o Ceará é o primeiro estado do Nordeste e o oitavo do Brasil em relação ao maior número de casos notificados de dengue em 2011. Sesa confirma 5.534 casos

Subiu de 12 para 15 o número de óbitos causados pela dengue no Ceará este ano. Três mortes são atribuídas à dengue hemorrágica e 12 a enfermidade com complicação. Sete das vítimas foram crianças. Conforme o boletim divulgado ontem pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), os casos de óbitos pela hemorrágica ocorreram nos municípios de Icó, Chorozinho e São Gonçalo do Amarante.

Os causados pela dengue com complicação foram três registrados em Caucaia, dois em Itapipoca e um em cada um dos seguintes municípios: Fortaleza, São Gonçalo do Amarante, Itaitinga, Acarape, Quixadá, Granja e Tejuçuoca.

Ainda existem outros 19 óbitos sob investigação. Dados também divulgados ontem pelo Ministério da Saúde com base nas oito primeiras semanas de 2011 colocam o Ceará na primeira posição entre os estados do Nordeste em relação a casos notificados: 8.382 registros.

No ranking dos estados brasileiros, o Ceará está na oitava colocação, atrás do Amazonas, Acre, Paraná, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás e Espirito Santo. O órgão também aponta o Estado como o segundo em relação aos casos graves suspeitos da doença, somando 109, ficando atrás apenas de Pernambuco que tem 116.

Para o Ministério a incidência da dengue este ano no território cearense está atualmente em 98,1 por 100 mil habitantes. O MS considera a incidência dos casos de dengue alta quando há mais de 300 por 100 mil habitantes; média entre 100 e 300 e baixa entre zero e 100 casos por 100 mil habitantes.

A Sesa confirma até agora 5.534 notificações positivas da enfermidade distribuídas em 144 municípios. Fortaleza tem 1.586. O segundo maior número de casos confirmados se concentra em Itapipoca, que tem 688. a Sesa chama a atenção para o aumento no número de casos registrados nos últimos meses de 2010 em Pacatuba, Guaiúba, Massapê, Santa Quitéria e Icó

Em todo o Ceará a forma hemorrágica da dengue tem 29 casos confirmados, enquanto a dengue com complicação tem 49. Outras 46 ocorrências classificadas como graves seguem am sendo investigadas.

Onde

ENTENDA A NOTÍCIA
Entre a semana anterior e ontem a dengue causou mais três mortes no Ceará. E das 15 vítimas confirmadas em 2011 sete foram crianças. Caucaia é o município que apresenta o maior número de óbitos, totalizando três casos atribuídos a enfermidade do tipo com complicação.

SAIBA MAIS

Entre os 29 casos da dengue hemorrágica confirmados no Ceará, oito ocorreram em Fortaleza, seis em Itapipoca, três em Acarape, dois em Maracanaú, dois em Chorozinho, dois em São Gonçalo do Amarante e um em cada um desses municípios: Caucaia, Icó, Aiuaba, Acopiara, Pacatuba
e Crateús.

Os casos da dengue com complicação foram 11 em Fortaleza, 10 em Itapipoca, cinco em Caucaia, quatro em São Gonçalo do Amarante, três em Pacajús, três em Acarape e um caso em Miraima, Morada Nova, Itaitinga, Capistrano, Cascavel, Parambu, Quixadá, Maracanaú, Crateús, Granja, Tejuçuoca, Iracema e Beberibe.

De acordo com o Ministério da Saúde, o número de casos caiu 37% até 26 de fevereiro último, com 155.613 notificações em todo o Brasil. Mas a situação ainda é de atenção para as regiões Norte, Nordeste e Sul. A região Norte concentra 31,6% do total de casos suspeitos, com 49.101 notificações. Em seguida, estão as regiões Sudeste (27% e 42.092 casos), Nordeste (18,4% e 28.653 notificações), Centro-Oeste (12,3% e 19.066 casos) e Sul (10,7% e 16.701 casos).

A maior parte dos casos (53%) foi notificada em cinco estados: Amazonas, Acre, Paraná, Rio de Janeiro e Minas Gerais

O Ministério alerta que embora a maior parte dos estados não tenha registro de alta incidência da doença, é necessário que os cuidados preventivos sejam intensificados e mantidos, pois o período das chuvas ainda não acabou em muitas regiões.

O Ceará ainda tem 25 municípios que ainda não apresentaram casos confirmados de dengue este ano. São eles: Pindoretama,, Apuiarés, Palmácia, Caridade, Madalena, Icapuí, Choró, Milhã, Pedra Branca, Palhano, Alto Santo, Ererê, São João do Jaguaribe, Tabuleiro do Norte, Alcântaras. Frecheirinha, Graça, Mucambo,Pires Ferreira, Cruz, Carnaubal, Croatá, Guaraciaba do Norte, Ubajara e Viçosa do Cear.

Fonte:  O POVO

Nenhum comentário: