terça-feira, 22 de março de 2011

Equipe do Mova Brasil de Icapuí participa de capacitação em Fortaleza

Projeto MOVA Brasil Capacita Coordenadores e Monitores para atuarem na Alfabetização de Jovens e Adultos em onze municípios do Estado do Ceará
 
De 28 de fevereiro a 04 de março do corrente ano aconteceu no SESCS IPARANA, no município de Caucaia, a Formação Inicial de Monitores do Projeto MOVA Brasil – Desenvolvimento & Cidadania, que está em sua 3ª. Etapa. O projeto conta com 11 núcleos no Estado do Ceará, entre eles Icapuí, instalado no início de 2011, congregando também o vizinho município de Aracati. Várias autoridades políticas e de diversas outras instituições estiveram presentes no ato solene da abertura dos trabalhos.
 
Foi uma semana intensa e de muitas atividades voltadas para a contextualização da evolução da Educação de Jovens e Adultos no Brasil, estudando e discutindo instrumentos que possibilitasse conhecer o perfil dos educadores e educandos, os saberes advindos de suas experiências de vida e, também, aqueles necessários à prática educativa libertadora. Refletiu-se ainda, sobre a necessidade e importância do planejamento para garantir as ações do processo ensino-aprendizagem, através do tema gerador e orientar possíveis ações de mobilização e intervenção dos educadores e educandos no contexto social, econômico e político em que vivem. Num outro momento, trabalhou-se a instrumentalização de educadores e coordenadores locais na perspectiva de assegurar o registro e sistematização das informações no processo de gestão político pedagógica do projeto nos núcleos dos quais fazem parte.
 
O Núcleo Icapuí atenderá 450 (quatrocentos e cinqüenta) jovens e adultos num período de dez meses, 300 (trezentos) dos quais serão diretamente beneficiados no município de Icapuí, com a formação de 10 (dez) turmas em diferentes comunidades: Ariza, Melancias de Cima, Quitérias, Icapuí-Sede (com 03 turmas); Mutamba, Serra de Mutamba, Barrinha de Mutamba e Belém. Enquanto isso, 150 (cento e cinqüenta) serão atendidos no município de Aracati, com a implantação de 05 (cinco) turmas.  
 
Inspirado no Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos (MOVA), criado pelo educador Paulo Freire, o Projeto MOVA-Brasil - Desenvolvimento & Cidadania segue no caminho para além das letras e números. Desenvolvido por meio de uma parceria entre Petrobras, Federação Única dos Petroleiros (FUP) e Instituto Paulo Freire (IPF), tendo como finalidade promover a dignidade humana, garantindo aos indivíduos e às comunidades a oportunidade de reconstruírem seu destino e de conquistarem o direito à cidadania plena e participativa.
 
Objetiva contribuir para a redução do analfabetismo no Brasil, para o fortalecimento da cidadania, a geração de renda e oportunidade de trabalho e na construção de políticas públicas para Educação de Jovens e Adultos.
 
Sua perspectiva metodológica fundamenta-se nos princípios filosófico-político pedagógicos de Paulo Freire. A ação pedagógica se desenvolve com base na Leitura do Mundo do(a) educando(a), a partir da qual se identificam as situações significativas da realidade em que está inserido. Desse processo, surgem os Temas Geradores que, por sua vez, orientam a escolha dos conteúdos programáticos. O conhecimento construído no ato de educar visa à problematização da realidade e à compreensão mais profunda do mundo vivido. A partir dessa compreensão crítica, educandos(as) são estimulados (as) a planejar ações de intervenção social, assumindo-se como sujeitos da construção de realidades mais justas e humanas.

Vale ressaltar que o bom desenvolvimento do Projeto em nível local só acontecerá com o fortalecimento de parcerias verdadeiramente comprometidas com a causa. Neste sentido, Coordenador e Monitores não medirão esforços na busca dos apoios necessários (através de Empresas, ONG´s, Associações, Sindicatos, Câmaras de Vereadores e Prefeituras Municipais) para o favorável andamento das atividades a que se propõe o MOVA Brasil.

Informações do Coordenador do Mova Brasil em icapuí, Manuel de Freitas Filho.

Nenhum comentário: