quinta-feira, 17 de março de 2011

Documentário "Uma Pescadora Rara no Litoral do Ceará"

O documentário "Uma Pescadora Rara no Litoral do Ceará" dirigido por Sidnéia Luzia da Silva foi  produzido na primeira edição do projeto Revelando os Brasis do Ministério da Cultura e do Instituto Marlin Azul em 2005. Sendo um projeto de formação e inclusão audiovisuais de moradores de pequenas cidades com até 20 mil habitantes.

O documentário mostra o dia-a-dia de Sidnéia como pescadora na comunidade da Praia da Redonda. Desde os dez anos de idade, ela acompanha o pai em seu barco de pesca, apesar do preconceito dos que acreditam que o mar não é lugar de mulher.

Nos vídeos do Revelando os Brasis, destaca-se a intenção de mostrar a realidade e, em alguns casos, de ajudar a transformá-la. Sidnéia Luzia da Silva tinha certeza de que a sua história, depois de ser apresentada em vídeo, poderia ajudar a mudar a cabeça dos moradores de Icapuí, no Ceará, onde ela mora.

“Sou pescadora desde os 12 anos de idade e sofri muito preconceito por ser mulher. Meu pai não queria me levar com ele para o mar, mas depois aceitou, pois viu que eu era boa. Mas tem muito pescador que não me leva no barco dizendo que mulher atrai o azar”, afirma a diretora de “Uma Pescadora Rara no Litoral do Ceará”.

Sidnéia, que joga futebol e garante subir em coqueiro de 20 metros de altura, participa, anualmente (durante os meses de maio a dezembro), da pesca da lagosta. Ela conta que o apoio da família e dos amigos foi fundamental durante a realização do vídeo: “Meu pai chorou na hora de dar o depoimento. E olha que só vi papai chorando duas vezes antes: quando meu avô morreu e quando eu fui jogar futebol em Fortaleza”.

Ficha Técnica -
Duração: 15 minutos
Ano: 2005
Roteiro e Direção: Sidnéia Luzia da Silva
Produção: Nádia Sousa e Sidnéia Luzia da Silva
Imagens: Valdo Siqueira
Som: Yures Viana
Edição: Sidnéia Luzia da Silva e Valdo Siqueira



UMA PESCADORA RARA NO LITORAL DO CEARÁ from Instituto Marlin Azul on Vimeo.

Fonte
Vídeo:  Instituto Marlin Azul
Texto adaptado: Revelando os Brasis

Um comentário:

Antônio F. Monteiro disse...

A ideia do blog é bem interessante para expor um cidade turística como Icapuí, foi pesquisando sobre a cidade que encontrei o blog. Aproveito para Convidar vocês a dar uma conferida no blog voltado ao jornalista e historiador Antônio Monteiro de Aracati, neste blog além da biografia vocês terão acesso a parte do arquivo do historiador. Vale apena conferir.

antoniofmonteiro.blogspot.com