quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Crianças e adolescentes da Estação Ambiental Mangue Pequeno participaram da oficina de rádio na Fundação Casa Grande em Nova Olinda


Nos dias 15 e 16 de outubro crianças e adolescentes da Estação Ambiental Mangue Pequeno participaram de uma oficina de rádio na Fundação Casa Grande Homem do Kariri em Nova Olinda.

A oficina teve como objetivo capacitar as crianças, adolescentes e monitores integrantes do Projeto Brincando no Presente para Ser Cidadão no Futuro e do Projeto De Olho na Água, com o grande objetivo formar crianças e jovens através da educação pela comunicação e incentivar o desenvolvimento de linguagens pedagógicas de “criança para criança” através do rádio.

Atualmente a Fundação Brasil Cidadão conta com uma rádio Comunitária que funciona na Estação Ambiental que apresenta o Programa de Educação Ambiental Mar Aberto com três quadros de informação: Bicho do Mangue, Lendas da Praia e Tábua de Marés. E um espaço na FM Educativa de Icapuí, no qual apresenta todo sábado o Programa: Ação Cidadã, com dois blocos de informação, curiosidades e notícias da Fundação.

A oficina foi ministrada pelo Técnico Aécio Diniz que seguiu como roteiro: Apresentação da Fundação Casa Grande,  Conhecendo a programação da Casa Grande FM. Conhecendo a ilha de som. Os equipamentos; Como fazer um programa de rádio, Roteiro, vinhetas, propaganda e qualidade no repertório. Montagem dos programas, atividade prática e Apresentação dos programas montados.

As Crianças além de capacitarem tiveram a oportunidade de brincar, conhecer a cultura da região do Cariri e a riqueza de experiência que encontramos na Casa Grande. Desde o Turismo de Base Comunitária, história e memória e a comunicação de criança para criança.

No sábado á noite a equipe aproveitou a oportunidade e conduziram o Programa da Rádio FM Casa Grande: Estação do Som e falaram ao vivo pra toda Nova Olinda sobre os trabalhos que a Fundação Brasil Cidadão desenvolve no município de Icapuí.

Participaram da oficina: Aparecida Alcântara, coordenadora da Estação Ambiental Mangue Pequeno, Neto Damasceno, monitor locutor do Programa Ação Cidadã, Vagner costa, guia da Estação e locutor do Programa Mar Aberto e as Crianças do Projeto: Bruna Soares e Ingrid Iuara.

Para as crianças foi uma oportunidade de aprender brincando!

Vejam alguns depoimentos das crianças e Adolescentes que participaram da experiência:

Bruna Soares: “Adorei a Fundação Casa Grande, lá eu tive a oportunidade de viajar, aprendi a ser menos tímida, a falar melhor e falar na Rádio. Lá eu fiz muitas amizades com crianças da minha idade que recebem os grupos e desenvolvem várias atividades. Também gostei muito de conhecer a Gibiteca, a Biblioteca, o Teatro e também de brincar no Parquinho“.

Ingrid Iuara: “Eu gostei muito de conhecer a Fundação Casa Grande, do passeio. Eu aprendi a ter menos vergonha, conheci muitas pessoas que me trataram muito bem e aprendi a falar na rádio, falar no microfone que eu tinha muita vergonha. Adorei tudo que tem lá.”.

Neto Damasceno: “O Intercambio em Nova Olinda foi uma oportunidade de aprofundamento de conhecimentos, como também de valores culturais, que nos enriqueceram, tanto como pessoa quanto profissional. O que sem sombra de dúvidas nos trouxeram aprofundamentos em Programas Radiofônicos”.

Vagner Costa: “Eu adorei conhecer a Fundação Casa Grande, tive a oportunidade de aprender mais técnicas sobre Rádio, as diferenças de uma rádio Educativa e uma Rádio Comunitária, como apresentar bem um Programa, a seleção musical, selecionar as informações e também técnicas para Editar um programa. Foi uma experiência muito boa“. 

Aparecida Alcântara: “Conhecer a Fundação Casa Grande foi uma oportunidade riquíssima que a Fundação Brasil Cidadão nos proporcionou, mesmo tendo o grande objetivo de nos capacitar na área de Rádio, considero como um grande presente para nossas vidas. Pois tivemos a oportunidade de nos capacitarmos não só em rádio que foi a nossa oficina específica, mas o intercambio ver como as crianças de lá acolhem os grupos, a propriedade de como eles falam de cada espaço da Casa foi maravilhoso conhecer. Considero que o a viagem foi além das nossas expectativas: Aprendemos várias técnicas para elaborar um Programa Radiofônico e principalmente a riqueza que foi repassar essas técnicas para as nossas crianças e adolescentes. Sem contar o nosso aprendizado sobre o Turismo de Base Comunitária, as oficinas de desenho o acervo, a convivência com as pessoas da comunidade, foi uma experiência fantástica tanto para nosso crescimento profissional como pessoal“.

Nenhum comentário: