segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Poesia: A VITÓRIA É DO POVO

Escrito pelo Profº Antônio José
 
O povo de Icapuí
Tem o remo na mão.
E em 13 de novembro
Quis mudar a direção.
Uma canoa sem rumo,
Logo precisa de prumo,
Do povo é a decisão.
A maioria foi tamanha
Surpresa para o povão.
Mais de 2400 votos
Isso é voto de montão.
Essa estrela brilhante,
Reluz como diamante,
Nunca se apaga não.
Brilha a esperança
De um futuro decente.
Com justiça social
Para toda a nossa gente.
O povo acreditou
E nas urnas consagrou
Jerônimo e Vicente.
Depois de todo descaso
E de tanta humilhação.
 O povo disse chega!
É hora de decisão.
O povo tem seu querer,
E cumpriu o seu dever,
Na hora da votação.
Se a vitória foi grandiosa,
Maior é a comemoração.
O vermelho toma conta
De toda população.
A estrela está brilhando,
E o povo a contemplando,
Em meio à constelação.
Agora é mais saúde,
  Cultura e educação.
Emprego pra nossa gente,
E também habitação.
Segurança e turismo,
Nada de clientelismo,
Essa é minha opinião.
O inverno já chegou,
Já se passou o verão.
Agora é só trabalho,
Suor e dedicação.
As chuvas são a favor,
O povo tem seu valor,
Colheitas boas virão.
Vou encerrar meu cordel
Com o barulho do mar.
A madrugada é serena,
O sono a me dominar.
Deixo o povo sorridente,
Com Jerônimo e com Vicente,
Deixe a estrela brilhar!!!
 

6 comentários:

Rabelo, C.D. disse...

E que proliferem-se como outrora nossos poetas e cantores, para aplacar as dores de um povo cheio de vida!

Vania Lima disse...

Desde que Icapuí se libertou do Aracati a dança das cadeiras tem sido a tônica desse Município. Às vezes me pergunto: será, meu Deus, que só existem timoneiros nesse lugar pertencentes ao grupo do PT ou PSDB ? A eleição de domingo confirma: trocou-se 6 por meia dúzia.... E a história se repete, por mais uns dois ou três mandatos políticos, com o cenário de sempre: o povo refém do serviço público, uma cidade sem perspectivas para os concluintes do ensino médio ou universitário. Em Icapuí a classificação das categorias que compõem o mercado de trabalho é previsível e imutável: ou se é da prefeitura, ou se é aposentado ou se é professor ou moto-taxista. Claro, sem esquecer os tradicionais proprietários de barcos e comércios. As demais profissões não têm espaço. Nesse troca-troca quem perde é a população, que, mais uma vez não teve alternativas, vivenciando um estranho e previsível fenômeno: o “eterno retorno”, cedendo ao passado, o pretérito. Resta-lhe continuar sentada na praça Adauto Róseo, “dando comida aos pombos ”, como cantou Raul Seixas. Ah, e pronta a dar – mais uma vez – as boas-vindas às centenas de “forasteiros” que, à essa altura, já devem estar descendo a serra dos Coqueirais. Só lamento ! O que se pode fazer? Eu, continuarei aqui em Tanque de Lima, racalcada, mega triste, apesar de já ter recebido propostas de trabalho de empresas das Baixas e Mata Fresca, não decididas ainda. No entanto, confesso que meu desejo era voltar à minha cidade, ficar sentada na praça, até porque adoro pombos, esperando o dia do juízo final; talvez nesse dia Icapuí transceda sua condição de parecer e SER, para grande parte de sua população, uma terra que enterraram um índio de cabeça pra baixo.

adriano disse...

amiga VANIA LIMA venha e traga suas ideias este mandato é do povo e consequentemente seu tambem eu sinceramente nãO acho mesmice e não acho que continuará Como antes, e tambem acho que icapui escolheu certo e o progresso virá em breve um forte abraço e se gosta tanto de pombos eu acho que vc deve procurar a praça rodolfo fernandes em mossoró na adauto róseo não tenho visto muitos pombos naum e algum que poderia ter estar do mundo novo pra dentro com os papôcos dos fogos da festa do 13.

Vania Lima disse...

só corrigindo: "dar milho aos pombos" remete a uma música do Zé Geraldo, não do Raul. Qto à sua dica da praça de Mossoró quem sabe nas férias...Por enquanto vou dando comida aos urubus aqui do meu estado, que aliás são muitos.Ah, sei muito bem que na praça de Icapuí não tem pombos. Não duvide do quanto conheço da terrinha. Muito provavelmente darei um nº razoável de qtos coqueiros se enxerga na panorâmica que se tem da serra de Mutamba.

Vania Lima disse...

só corrigindo: "dar milho aos pombos" remete a uma música do Zé Geraldo, não do Raul. Qto à sua dica da praça de Mossoró quem sabe nas férias...Por enquanto vou dando comida aos urubus aqui do meu estado, que aliás são muitos.Ah, sei muito bem que na praça de Icapuí não tem pombos. Não duvide do quanto conheço da terrinha. Muito provavelmente darei um nº razoável de qtos coqueiros se enxerga na panorâmica que se tem da serra de Mutamba.

Nilson disse...

Amiga Vânia, não te conheço, mas acho que não tens muito conhecimento sobre Icapui há oito ando atras e hoje, depois da gestão de Edilson. Acredito que durante 12 meses o novo prefeito, pelo menos, dê saúde à saúde de Icapui, pois o Edilson a deixou na UTI. Fazendo isso, em 12 meses já é bom. Você percebeu que os secretários são todos de Icapui e COMPETENTES? Você precisa ler sobre o que o CADÁ fez em 02 meses... As mudanças estão acontecendo e acredito que você possa dar uma excelente contribuição a nossa cidade. Vem.