quinta-feira, 17 de novembro de 2011

V Assembleia da Rede Cearense de Turismo Comunitário – Tucum, é realizada em Ponta Grossa/Icapuí



A V Assembleia da Rede Cearense de Turismo Comunitário –  Rede Tucum aconteceu de 08 a 11 de novembro em Ponta Grossa, Icapuí. A Rede integra o programa Desenvolvimento Solidário do Instituto Terramar.
 
O primeiro dia (08) foi aberto ao público com um convite a participação de uma feira chamada “Sabores e Saberes”, onde representantes das treze comunidades que compõe a Rede apresentaram um pouco de sua cultura por meio do artesanato, da culinária e de expressões artísticas. A programação teve inicio às 19hs.

Em seus quase três anos de existência, a Tucum tem conseguido fortalecer e dar visibilidade às experiências de turismo comunitário desenvolvidas no Ceará. Por meio da Rede, as comunidades realizam formações, buscam melhorar suas infra-estruturas de recepção e têm ampliado suas possibilidades de autogestão. Diante do vivido, alguns desafios foram escolhidos como pauta da V Assembleia, entre eles o fortalecimento do debate sobre cultura e a aprovação do caderno de normas do turismo comunitário.

O planejamento do próximo ano e futuras ações, também, fizeram parte dos temas em discussão na Assembleia. O evento, que realizou sua 5ª edição, tem se consolidado como um espaço de avaliação e construção de diretrizes. Além de debates e plenárias, essa edição repete uma iniciativa realizada quando da IV Assembleia em Tatajuba (Camocim), a vivência pelas lideranças da rede das trilhas comunitárias locais.

A programação da assembléia foi restrita para convidados, exceto no primeiro dia (08) que teve momentos aberto ao público, para apresentar a Rede Tucum e o potencial do turismo comunitário. A intenção foi convidar a comunidade de Ponta Grossa, demais comunidades litorâneas da região, estudantes, pesquisadores e poder público local a conhecer e vivenciar a experiência da Rede Tucum.

Nenhum comentário: