sexta-feira, 4 de novembro de 2011

O Mossoroense: VI Festival da Lagosta movimenta a cidade de Icapuí

VI Festival da Lagosta movimenta a cidade de Icapuí com shows e deverá reunir cerca de cinco mil pessoas

A partir de hoje, 4, a praia de Barreiras de Cima, localizada no município de Icapuí (CE), será sede do VI Festival da Lagosta, que este ano tem como tema "Icapuí de todos os sentidos". O evento será realizado até domingo, 6, e deverá reunir cerca de cinco mil pessoas, segundo estimativas da organização.

O festival é promovido pela Associação Desenvolvimento do Turismo em Icapuí (GDTur), e a cada ano o evento consolida o município na rota turística do Ceará, incentivando o desenvolvimento sustentável da 
região, que é tradicionalmente dedicada à pesca.
 
Além das atrações culinárias e culturais para os visitantes, o Festival da Lagosta realiza ações formativas, capacitando e estabelecendo diálogo entre a comunidade, a rede hoteleira e os restaurantes locais.

A influência da pesca da lagosta no município é indiscutível, tendo em vista que grande parte da população está diretamente ligada à cadeia produtiva do crustáceo. A valorização de toda uma cultura que permeia a principal fonte de renda da localidade, que vai desde as práticas da pesca artesanal até a produção artística local, é colocada como principal referência para a realização do evento.

O ponto alto do Festival da Lagosta é, sem dúvidas, o Salão Gastronômico, que será montado à beira-mar na praia de Barreiras de Cima. No local, serão 15 expositores, entre os quais, restaurantes, barracas de praia, pousadas e hotéis, oferecendo aos apreciadores da boa culinária as mais diversas receitas à base de lagosta.

Ao cair da tarde de hoje, 4, os estandes estarão a postos para receber os visitantes para a experimentação dos pratos. O acesso ao salão é gratuito e cada estande oferece suas receitas a preços promocionais, especiais para degustação.

O festival terá ainda shows de artistas locais e nacionais, como o cantor Lobão, que se apresenta hoje na abertura oficial do evento. Antes dele, show da banda Los Kakos. Amanhã, 5, pela manhã terá de competições esportivas, com programação a partir das 8h. Às 10h tem show com o grupo The Claptons e às 12h30, da banda Cacimba de Aluá. O grupo MPB4 se apresenta a partir das 21h30. Antes dele, tem banda Monomotor e a programação do dia será encerrada com a banda Reldon.

No domingo, dia 6, último dia do festival, os visitantes farão um passeio pelas praias de Icapuí, que terá início às 10h. De jangada, eles conhecerão a praia de Ponta Grossa e a praia da Redonda. Na ocasião, haverá visita guiada aos restaurantes, barracas e pousadas participantes do Salão da Gastronomia e trilha ecológica na praia de Ponta Grossa. 

Evento promove ações de formação voltadas para os trabalhadores da cadeia produtiva do crustáceo
Atualmente, 83% das famílias de Icapuí trabalham diretamente na cadeia produtiva da lagosta. Pensando nisto, o VI Festival da Lagosta oferece um seminário com temas de interesse imediato da comunidade, promovendo palestras sobre temas de relevância ministradas por representantes do Ministério da Pesca e Aquicultura, Secretaria da Pesca e Aquicultura do Ceará, Labomar-UFC, Ibama e INSS de Aracati. O seminário foi realizado na quinta-feira que antecede o festival, 3 de novembro, na Secretaria de Educação de Icapuí.

A ação formativa vem ao encontro das necessidades de aprimoramento de técnicas sustentáveis da pesca da lagosta e conhecimento da legislação que regulamenta o assunto no País. O objetivo é dar destaque à importância da informação para a produção daquela que é a principal atividade econômica da região e valoroso produto de exportação cearense: a lagosta.

O primeiro tema tratado no seminário será o projeto de certificação da lagosta para exportação e o seu impacto junto ao pescador artesanal de lagosta, em palestra ministrada pelo Ministério da Pesca e Aquicultura. Logo em seguida, representantes do Ibama falam sobre os planos de atividades de fiscalização por parte do Ibama no próximo período do defeso da lagosta.

A terceira palestra, ministrada pelo Labomar-UFC, será uma alternativa de pesca no período do defeso: cultivo de beijupira em cativeiro. Já a Secretaria da Pesca do Ceará apresenta a palestra sobre ações em curso na SPA-CE direcionadas para a região de Icapuí.

Além dos temas pautados diretamente na pesca da lagosta, o INSS de Aracati abordará questões ligadas aos direitos e obrigações trabalhistas do trabalhador pescador.

Profissionais de restaurantes e hotéis, integrantes da Associação Grupo de Desenvolvimento do Turismo em Icapuí, também serão contemplados com ações formativas do festival. Eles participaram da oficina Qualidade de atendimento ao cliente, de 17 a 20 de outubro. De 25 a 28 do mesmo mês, a oficina será Lagosta com massa. Ambas ministradas pelo Sebrae/CE.

O VI Festival da Lagosta é uma realização da Associação Grupo de Desenvolvimento do Turismo em Icapuí - GDTur, tendo como patrocínio o Biscoito e Massa Fortaleza, copatrocínio do Banco do Nordeste e Casa Civil do Governo do Estado do Ceará. Com apoio institucional do Sebrae-CE, Ministério da Pesca e Aquicultura, Secretaria da Pesca e Aquicultura do Estado do Ceará e Prefeitura Municipal de Icapuí. Produção executiva da J. A. Lima Produções.

 

Nenhum comentário: