terça-feira, 27 de outubro de 2009

FM Educativa de Icapuí: 13 anos de história.

Dedicado a todos que contribuíram para a criação da FM Educativa de Icapuí, aos que dão continuidade e acreditam em sua força, e em especial a um leitor deste blog que comentou recentemente sobre o futuro da rádio.

Nos primórdios, as “tilintosas radiadoras” penduradas em postes espalhavam as principais notícias de Icapuí. Eram duas edições diárias de notícias e os repórteres populares entravam em ação com todas as novidades do dia.

Em 21 de setembro de 1996, as ondas da rádio FM Educativa de Icapuí invadiam o município por mar, terra, ar e até debaixo de chuva tocando a música “Canção civil” de Milton Nascimento e Fernando Brant, a primeira a ser tocada. Talvez tenha sido escolhida não por acaso, mas por retratar em seus versos o sentimento de todos que sonharam com o projeto.

A rádio mantinha sua identidade educativa mesclando uma programação diversificada. Caminhando entre serviços de utilidade pública, preservação da cultura, conscientização dos ouvintes sobre aspectos sociais, políticos e econômicos de Icapuí, e claro, o entretenimento. A participação dos ouvintes logo se tornou significativa. Pedidos de músicas se misturavam a anúncios de achados e perdidos. Divulgação de eventos andava lado a lado com propaganda do comércio local. Enfim, estava consolidado o sucesso da FM.

Hoje, depois de uma longa estrada percorrida, a FM Educativa ainda segue firme e forte em sua trajetória. O tempo passa, os governos mudam, e naturalmente mudam os pontos de vistas e as perspectivas. Novos olhares e novos pensamentos reformulam ideias e ideologias.

Com a FM Educativa de Icapuí não foi diferente. Houve mudanças em sua programação e na equipe de locutores, diretores e produtores. O conteúdo da grade de programação, porém, segue a mesma linha, focando sempre o uso da rádio como meio de aproximar o ouvinte dos acontecimentos da cidade. Atualmente, a sessão semanal da câmara de vereadores é uma das atrações principais da rádio. A programação musical dar a impressão de uma salada de estilos diferentes, o que pode ser interpretado como algo intencional, com o intuito de não segmentar a programação por estilo musical.

Porém, em plena era da informática, onde o mundo inteiro está o tempo todo conectado, sentimos falta da transmissão da FM Educativa de Icapuí via Internet. Não temos informação se há algum interesse da atual gestão em disponibilizar o sinal da rádio na rede de computadores, se isso já foi pensado ou se está fora de cogitação por problemas técnicos e/ou financeiros. Seriam necessários investimentos em equipamentos e despesas com a manutenção do site, além da necessidade de um link com capacidade alta de transmissão de dados. Enfim, não entendo dessa parte técnica, mas creio que seria muito bom para todos os ouvintes e admiradores da rádio, principalmente os que trabalham e têm o hábito de ouvir rádio pela web. Também acarretaria um alcance enorme da programação da rádio, pois poderia ser ouvida em qualquer lugar do mundo. Fica a sugestão.

A FM Educativa é um patrimônio de nossa cultura , sendo um instrumento de comunicação que faz parte de nossa história e que muito contribuiu com causas importantes de nossa cidade. Enquanto a FM Educativa não se adequa as novas tecnologias, desejamos que suas ondas nos alcancem sempre, seja através do bom e velho radinho de pilha, radiola, celular ou em um futuro próximo pela rede mundial de computadores.

Abraços e sintonizem a 102,5!

6 comentários:

Anônimo disse...

Valeu Klaudimar me lembra o dia em que a rádio foi ao ar, era uma alegria só e corri para o orelhão para pedir uma música do nosso artista Azarias, " para alcançar os nossos sonhos", ai como vc diz a radio era um sucesso pois tinha entrevistas, as pessoas tinha uma melhor participação. Olhe só uma coisa, na é poca em que o PT administrava nossa cidade tudo era feito com mais amor e carinho e na fm educativa ñ foi diferente, tinha o Zé Luis um cara que dava amor por essa rádio e que na minha concepção foi quem levou a educativa a seu melhor momento e posso afirmar em dizer que se fosse ele que estivesse a radio já estava na internet, pois o cara já tinha feito evento, patrocício em fim era a pessoa ideal para administrar essa rádio hj sem muita utilidade para o povo pois pra mim está acada dia sem expressão de comunicação, pois o que dar mais audiência é aceção da câmara e qd o prefeito vai falar. Não tenho nada contra o Ferrerinha, o cara é meu amigo mais infelizmente travo a radio, ñ tem mais a discoteca da fm, ñ tem mais as blites da fm educativa em fim a sua administraçõ a esta muito deixando a desejar, ñ sei se é por causa do prefeito que ñ dar nenhum apoio, mais estou vendo uma fm sem expressão com os seua 13 anos uma criança no mundo da informação, há mim esqueci só para Icapuí e arredores.

Anônimo disse...

espero um dia ouvir nossa fm educativa via internet. será uma boa para quem está longe da terrinha querida. pelo menos existe pessoas assim como vcs que tocam pra frente esse maravilhoso blog para manter informados os que estão longe e todo os dias morrem de saudad de icapui. parabens a todos.

Nonato Rebouças

leonardao disse...

Muito boa e oportuna essa materia sobre a Rádio FM Educativa de Icapuí. Lembrar os 13 anos da nossa FM é muito salutar e gostoso. Talvez as pessoas que não assistiram de perto o som inaugural da FM não puderam sentir o quanto foi bacana a coroação de um projeto de rádio para Icapuí. Eu, na condição de Diretor Geral durante 7 anos, suei sangue para fazer manter aquele padrão praiano contextualizado a que se destinava a FM Educativa. Naquele tempo, eu acho que só tinha ai pela região a FM Canoa e as de Mossoró. Olhe que a qualidade que a gente oferecia não deixava a desejar. Estávamos sempre atentos a tudo. Fizemos grandes coberturas. Grandes eventos. Em tudo a FM estava presente. Ofertavamos aos ouvintes o que havia de mnelhor em vinhetas, jingles para os jovens se identificarem com a rádio, afinal de contas a rádio era de todos. Enquanto algumas rádios fechavam as dez da noite, nós ousamos e a fizemos ir até meia noite. Quem nao se lembra das noites poéticas da FM? Puxa vida!!!! Muitas coisas importantes aconteceram e a rádio foi um instrumento democrático para a população. As coberturas da Câmara fomos nós que introduzimos sempre mantendo o respeito a população. E quando eu falo respeito eu quero dizer que enquanto alguns gostavam da transmissão outros odiavam o parlatório. Ai a gente entremeava a transmissão com musicas, informações. Eu, me sinto co-autor do sucesso da rádio naquele tempo. E é muito bom relembrar com saudades tudo disso. Hoje eu estou distante, não a ouço mais, mas tenho sabido noticias dela. Antigamente o atual Diretor sempre me buscava idéias, e faz tempo que o atual Diretor naõ fala mais comigo. Para finalizar eu quero parabenizar o blog pela lembrança e dizer a galera de Icapuí que me orgulho de ter feito parte da equipe precussora da Rádio FM Educativa de Icapuí. Tempos bons.

leonardao disse...

Aproveitar a oportunidade e enviar um abraço e um beijo ENORME em toda a antiga equipe da rádio FM.

Foram tantas historias vividas por nós naquele tempo que caberia num livreto. Historias de vivência, de aprendizado, de sentimento de colaboração, de sentimento de levar o que havia de melhor para todos. Eu acho que tudo aquilo foi, e é muito gratificante para a equipe que suou bastante e hoje alguem deve estar usufruindo e pondo em prática tudo aquilo que nós aprendemos juntos.

E o nosso Coração Civil

Anônimo disse...

Grandioso Leonardo, gostava muito de acordar ouvindo as boas músicas e informação, a rádio como vc sabe passou nessa atual gestão vários diretores, diretores esses que num estavão nem ai para o que foi essa rádio, hj eu vejo como uma decadência da informação, desculpe atual diretor mas vc não era para estar nessa função pois vc ñ é capaz de fazer o que era feito e pior nem inovar vc inovar e a radio está ai parada sem nenhua novidade. Falta expressão e eu só tenho a dizer uma coisa saudade muitas saudade de Léo Costa "Quebrando a barra" abraço grande onde vc estiver !!! há e dos demais também, como o show da manhã entre os outros !!!

Marquinhos disse...

Saudade mesmo daqueles tempo bons que acordava com o Programa "QUEDRANDO A BARRA" com LÉO COSTA, cheio de informação, musicas e entretenimento tudo de boa qualidade. Léo lembro você citando os nomes de várias pessoas do Pé da Serra de Icapuí e das outras comunidades. MEU GRANDE ABRAÇO PARA O AMIGO LÉO COSTA Marquinhos (Marcos Rubenio)