sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Artigo: O comercio de Icapuí está parado

Por Adolfo Maia

Esse ano foi um ano ruim para o comercio em Icapuí devido ao conflito sobre a pesca da Lagosta, não está havendo movimentação de dinheiro na cidade.

O que está movimentando são as aposentadorias do INSS aos idosos e os salários dos funcionários públicos. Que geralmente se dão na primeira quinzena de cada mês.

Existem um problema para o comercio local, é que muitas pessoas, em vez de comprar na cidade, fazem compras fora, em Aracati e em Mossoró, ajudam a tirar dinheiro da cidade. Mas é justificado por achar que os preços praticados pelo comércio local são considerados caros e que fazer compras nessas cidades compensa o custo com o transporte.

O fiado também atrapalha o desenvolvimento do comércio, já que tem instalado uma cultura de dever e não pagar..

Outro problema levantado é que os funcionários que são contratados pela Prefeitura Municipal, e que não são poucos, estão com dois ou três meses de salários atrasados, dificultando o pagamento de suas contas no comércio.

Para ajudar a amenizar é necessário uma ação do Poder Público Municipal, digo isso, lembrando que na crise econômica recente que o mundo se envolveu, Os governos tiveram papel importante de amenização da crise, por exemplo, os Estados Unidos ajudaram os bancos, montadoras de carros.

Como alternativa sugiro que a Prefeitura de Icapuí coloque em dias todos os salários dos funcionários contratados, fazendo com que volte a circular algum dinheiro no município e assim melhorando as vendas do comércio.

Por outro lado, os comerciantes devem começar a se organizar para realizar uma campanha tipo "Quem ama a Cidade compra em Icapuí" para incentivar as pessoas a comprar aqui. Além disso, buscar alternativas de enfrentar os verdadeiros concorrentes dos comerciantes da cidade, que são o comércio das cidades de Mossoró e Aracati, buscando formas de diminuir os preços (principal justificativa alegada) para que possa fazer as pessoas voltarem a comprar aqui.

4 comentários:

Anônimo disse...

Muito bem, tem que ter uma campanha boa para reativar o comércio de Icapuí, tem exemplo de Mossoro onde lá tem o Liquida Mossoró uma iniciativa boa que coloca o comércio em alta espero que alguém da qui faça isso pois sou cliente de Aracati onde tem preço e qualidade !!! Um abraço.

Anônimo disse...

Uns dos problemas também e que muitos dos funcionários que são serviços prestados são evagelicos (crete)que gasta 10% do seu salário c/ o dizímo que server só para o PASTOR. Vejam quantas igrejas de evangelicos tem em nosso municipio? isto e o AVANÇA ICAPUÍ, tem avançado muito só para os evangelicos. o prefeito desta cidade e o pastou então dá explicado.

Jr. disse...

Isso mesmo, o municipio puxado pela PMI tem que fazer campanhas para reativar o comercio local, para que as pessoas possam comprar aqui no municipio e o Dinheiro volte a circular aqui dentro, e outra coisa a prefeitura também tem que começar a se articula para colocar os muitos pequenos empresarios de Icapuí que hoje se encontam na informalidade dentro da formalidade através da nova lei do Microempreendedor individual - MEI, e por parte da prefeitura ainda não vi nenhum ação, como, palestras para informar esse empreendedoree dos benefios de entrar nesse programa, etc.

Anônimo disse...

Legal esse texto sobre o comercio em Icapui, mas alguns ponto que pretendo acrescentar a começar pelos altos cargos ( secretarios por exemplo)do municipio são todos ocupados por parentes do prefeito ou por pessoas de fora com rarissima exceção, o turismo esta morto,não ha incentivo quem não lembra dos sabados e domingos na barraca do mineiro e de francisco lotados e ainda sobrava gente para comer a galinha caipira la do guilhermino, quando se vai atualmente em barreiras aos sabados e domingo parece um deserto. O mes de julho mes de ferias em que muitas pessoas vem passar ferias em icapui, não teve um evento sequer realizado pela prefeitura, quem ainda aparece para passear neste municipio e logicamente gastar alguns trocados é pura e simplimente pelas belezas naturais de nossa terra, mas o governo não tem feito nada quanto a melhorar a circulação dineiro no comercio, pelo todos os eventos tradicionais que davam visibilidade ao municipio ele acabou o ultimo foi o festival de quadrilha.