sábado, 24 de outubro de 2009

Prefeitos cearenses discutem crise do FPM

(Foto: Wilson Gomes, Diário do Nordeste)

Ontem (23), no Dia Nacional de Defesa dos Municípios, aconteceu em Sobral-CE um encontro de prefeitos do estado do Ceará e deputados estaduais para discutirem a crise financeira ocasionada pela redução nos repasses do Fundo de Participação dos Municípios - FPM pelo Governo Federal.

Segundo a Associação dos Municípios e Prefeitos do Ceará - APRECE, esse corte representou uma diminuição de 6,2% de receita para os municípios cearenses, bem acima da média nacional de 5,8%. Esse queda de receita se traduz em dificuldades para os gestores administrarem com eficiência os serviços essencias á população, principalmente na área da Saúde e Educação, por serem atividades que têm um custo de manutenção elevado e de extrema importância para o desenvolvimento social do município.

E mais.

Não temos informações sobre a participação de Icapuí, nesse encontro bastante importante para mobilizar e fortalecer as cidades afetadas pela diminuição de receita. Sabemos que nosso município enfrenta grandes dificuldades financeiras, e mesmo com o apoio extra do FPM repassado a nossa cidade recentemente, não é suficiente para assegurar que os serviços públicos sejam realizados de forma satisfatória.

Ressaltamos que o município deu um significativo aumento salarial aos professores da rede municipal de ensino, o que causou impacto nas contas do governo. Para manter esse patamar é necessário que a receita mantenha-se equilibrada para que o compromisso assumido com os profissionais seja cumprido.

Os demais servidores também tiveram reajuste salarial, em um percentual bem menor, mas que acarretou em um acréscimo de gastos para os cofres públicos, além do custo para se manter os serviços de utilidade pública em pleno funcionamento. São gastos necessários ao proporcionamento do bem estar da população e uma redução de receita implica em cortes dos serviços fornecidos pelo governo municipal, afetando diretamente a população que faz uso desses serviços.

...

Muitos municípios, em decorrência disso, estão ajustando suas contas para se adequaram a nova realidade dos repasses do FPM, porém estão buscando união para cobrar do governo federal um incentivo financeiro maior aos municípios por serem os responsáveis direto pela prestação de serviços á população.

Um comentário:

Anônimo disse...

É espero caro colegas do blog que o prefeito tenha ido a esse encontro pois ainda ñ vi nenhuma medida tomada pela prefeitura de Icapuí, como conteção de gastos, diminuir com tranportes e terceirizados e etc..., ñ é desejando o mal de ninguém mais infelizmente tem que se tomar medidas serias e infelizmente atinge as pessoas que trabalham e presisam, em Cascavel por exemplo aprefeitura esta reduzindo onde pode para se adequar, enquanto aprefeitura esta ai a deriva, aparece prefeito saia do seu buraco e mostre ser homen para administrar essa terra que todos nós a amamos mmmmuuuuiiito como diz a música de seu sobrinho "TERRA ABENÇOADA, CHEIA DE GRAÇA CHAMADA ICAPUÍ" é bom lembrar que Lacerda é um dos que esta a frente dessa administração precária em nosso municipio.