sábado, 31 de outubro de 2009

Pai do Prof. Raimundo Monteiro é homenageado em Aracati

Retirado do site do Jornal O Povo - 31/out/2009

Aracati comemora centenário de jornalista

Antonio Monteiro será homenageado em Aracati (Foto: ARQUIVO PESSOAL)

Homem forte nas decisões, defensor de seu município, o jornalista e historiador Antonio Figueiredo Monteiro, que foi correspondente do O POVO por mais de 40 anos, será homenageado (in memorian) a partir de hoje em Aracati, por seu centenário de nascimento. A abertura oficial das festividades será às 19h30min, no Instituto do Museu Jaguaribano (avenida Coronel Alexanzito, 740, Centro), e apresentará dados biográficos do jornalista em prosa e versos de Jota Gomes e Rogaciano Lopes. As comemorações prosseguem até o dia 30 novembro.

Nesta noite, haverá ainda exibição de vídeos e depoimentos de personalidades de Aracati. De acordo com o filho do homenageado, professor Raimundo Nonato Ribeiro Monteiro, toda a programação foi pensada para preservar a memória de Antonio Figueiredo, que contribuiu para várias melhorias na cidade de Aracati. ``Como correspondente no Interior, ele nunca foi defensor dos interesses do prefeito, mas sim da população``, disse o filho, que ressalta sua forte atuação na preservação de prédios históricos do Município.

Ainda hoje, a partir das 20 horas, haverá apresentações culturais, incluindo o mestre da cultura Gilberto Calungueiro junto com Marquinhos Calungueiro, além de peças de teatro de rua, apresentações de embolada, repente e outras atrações. Na segunda-feira, dia 2, a programação começa às 9 horas, com inserção de placas com o nome do jornalista em ruas e nas residências onde ele nasceu e morou.

À noite, haverá missa do centenário de nascimento de Antonio Figueiredo, na Igreja do Nosso Senhor do Bonfim, que será celebrada por monsenhor Diomedes de Carvalho e padre Antonio Lopes de Lima. De hoje até 30 de novembro, no Instituto do Museu Jaguaribano, uma exposição estará aberta ao público, com peças que reconstroem a vida e a obra do jornalista.


E-Mais

> Comemorações do centenário de nascimento de Antonio Figueiredo Monteiro. De hoje a 3 de novembro, no Instituto do Museu Jaguaribano, em Aracati.

> Exposição de hoje ao dia 15 de novembro, no Instituto do Museu Jaguaribano, das 8h às 17h. Fotografias do Homenageado; reportagens de jornais, crônicas e artigos do homenageado; documentos; jornais antigos do Aracati; reportagens sobre Icapuí e suas comunidades.

Veja matéria original aqui.

Um comentário:

Anônimo disse...

É de lamentar que a câmara de Icapuí, pela falta de conhecimento da história local, não tenha feito, pelo menos,durante uma sessão uma homenganem ao centanário do grande homem que foi Antônio Monteiro. Por ter sido porta voz de nossa gente em épocas tão difícieis merecia sim uma justa homenagem e deveria ter sido entregue uma comenda à família monteiro pelo empenho que seu patriarca teve para com as dificuldades com que passou nossa gente em épocas não tão distantes! Lamentável, patético, "valha me nossa senhora", em que mãos estamos entregues, não sobrará nada de nossas memórias pro futuro, digo, pro amanhã.