segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Artigo: Feira de Ciências da Escola Gabriel

Escrito por Wellington Pinto
Professor
“Quem construiu Tebas, a das sete portas?
Nos livros vem o nome dos reis,
Mas foram os reis que transportaram as pedras?”
Bertold Brecht
A Feira de Ciências é um momento de suma importância para a Escola Gabriel, porque na feira é mostrado toda a produção científica, cultural  e tecnológica produzida pelos alunos no decorrer do ano. É nesse momento que a comunidade vem  pres tigiar os trabalhos, como os pais e outras escolas do Município que comparece também para conferir a produção  feita pelos alunos. Não é fácil organizar uma feira principalmente pela falta de recursos financeiros, a dificuldade é grande. Nessa  feira como tantas outras que já aconteceram, quem bancou  foram os alunos e professores, a feira saiu, dentro da conjuntura financeira permitida , acredito que tenha contemplado os anseios da comunidade que compareceu de maneira maciça. 
O grupo gestor tem que ficar atento a esses momentos, pois a feira consta no Projeto Pedagógico da Escola – PDE. Ficar de pires na mão esperando recursos da Crede 10, as coisas não irão acontecer, não acho correto alunos desembolsarem recursos e professores para bancar projetos. É preciso o diretor sair da sua sala e buscar patrocínios para garantir esses momentos tão importantes para a escola. Os alunos que ficaram na escola direto que não voltaram para as suas comunidades, tiveram que pagar seus almoços, e os que não puderam merendaram. A escola tem todos os recursos para bancar o almoço e não fizeram isso, é um descaso do diretor que foi avisado antecipadamente, falta de respeito a  nosso alunado.
Outra coisa a ser observada e cobrada é o envolvimento dos professores, têm “profissionais” na escola que não apresenta nenhum projeto e se ausenta da escola para fazer outros afazeres. Essa atitude de alguns redobra o trabalho dos que estão na frente dos trabalhos. 
O multimeio pelo que observei não apresentou nada de concreto, e diga de passagem que não é por falta de profissionais. O multi meio lida com a cultura da escola, perderam o momento de resgatar a cultura local, convidar os pintores locais para apresentarem suas obras, os poetas para mostrarem seus livros, trazer as labirinteiras e rendeiras que labutam ainda contra o progresso das máquinas.
Gostaria de finalizar meus reclames alertando ao grupo gestor a importância dos profissionais da educação, alunos que se empenharam assiduamente nos seus projetos, os funcionários da limpeza, cozinha, enfim a todos aqueles que fora dos bastidores fizeram a coisa acontecer. Sempre os grandes (heróis) são lembrados, o que seria dos grandes se não tivesse alguém limpando? Por isso o teatrólogo alemão Bertold Brecht alerta para essa história tradicional que só valoriza os grandes. É bom saber que quem faz a história  com “sangue, suor e lágrimas” é o povo, o resto é história da carochinha.

5 comentários:

Juarez Teixeira disse...

Antes de criticar, vc poderia elogiar, pois a Feira de Ciências deste ano foi muito bem organizada e que trouxe como nunca, ou melhor, como nos velhos tempos a comunidade para visitar os standers.
Vc diz q a Esc. ñ ofereceu almoço aos alunos, se por acaso o sr. parasse na instituição onde vc 'leciona' teria visto q foi sim oferecido almoço aos alunos, digo isto pois ontem q era um dia importatíssimo q nada mais era q a aplicação da provas de seus alunos, o sr. como muitas outras vezes nao comparaceu.
Sobre a questão financeira é bem verdade o dito, no entanto, a escola ao fim da feira fez com apoio e colaboração de alguns professores (vc ñ fez parte, sumiu + uma vez) uma discoteca para pagar as despesas da feira, o sr. deveria ter aparecido para ajudar os seus colegas de trabalho e junto com isso a escola e seus alunos.

Professor Wellington Pinto disse...

Quando a crítica é boa ela toca na ferida, Juarez não conheço nenhum serviço prestado no Município por você, veja meu histórico e compare com o seu.Não fui a escola porque estou de atestado médico, como sua irmã Juarina também está, será que só o atestado médico dela tem validade? Lembrando que a escola é lugar de trabalho, não vi na feira nenhum projeto seu, também no sindicato nunca vi você fazer algum trabalho de utilidade pública, passa horas no orkut e no MSN...seja receptivo as críticas.

Ursula Maia Icapuí disse...

A grandeza de um homem é dimensionado pelas suas atitudes. Quem geralmente não produz nada se torna inútil não apenas para si mesmo, mas para a sociedade.Caro amigo, você não ouviu a participação musical dos alunos dentro da parte cultural da feira? medir a sua participação diminuindo a participação dos outros é no minimo hipocrisia. A critica é salutar desde que vinda de pessoas que merecem o nosso respeito e reconhecimento como profissional, não de pessoa aleijadas da sociedade por atitudes descabidas e inrrelevantes, pois são frutos da inveja e dos desvaneneios de alguem que ha muito deveria ter saido do convivio educacional e social!

Ursula Maia Icapuí disse...

Pinto, não gostei de vc estar falando mal da feira de ciencias da escola.Pode ter ocorrido alguns erros, mas você é tão anti-ético que preferiu criticar de forma irresponsável e desleal. O seu problema sempre foi e será você mesmo e como você é um problema irreversível, só me resta lamentar essa postura deplorável! Procure o que fazer que com certeza você será mais aceito socialemnte!

Juarez Teixeira disse...

W.P este é meu último comentário pois ñ irei dialogar com uma pessoa q já entra apelando para a difação pessoal, no caso vc foi bem baixo ao se refirir a minha irmã, no entanto, voltando ao tema vc diz q ñ tenho nenhum serviço prestado ao município, é pura verdade logo pois ñ sou político e ñ pretendo ser nunca e se fosse com toda certeza tiraria mais de 7 míseros votos, até o Celestino q vc fica difamando por aí tirou mais de 500 votos e o mais interassente na sua terra natal (Aracati) ele tirou 57 votos (olha q ele é Grossos, imagine se ñ fosse), se aqui vc tirou só 7, acho q lá.... (nenhum).

No caso da feira falta vc conhecimento (pare na escola um tempo e saberá das coisas), pois fiq sabendo q o LEI apresentou o Tema: Lixo Eletrônico e ñ somente isto, fui a campo com as alunas gravar imagens, aúdios, fotografar entre outras para fazer os CURTAS, era só ter assistido
q vc iria ver nos créditos os nomes que fizeram os curtas, mais novamente vc com toda certeza estava ausente...

obs.: Só por curiosidade quais são os seus serviços prestados ao nosso município? Refresque a memória deste povo, pois eles ñ lembram, pois se lembrasse... acho q não!