sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Icapuí está entre os 86 municípios cearenses com risco de epidemia de dengue em 2011

86 municípios estão com risco de epidemia em 2011

A Caravana da Dengue no Ceará começa no dia 13 de dezembro pela Região Norte do Estado. No próximo dia 7, o secretário Arruda Bastos se reúne com os prefeitos e secretários municipais da Saúde em Fortaleza. Há 41 municípios com risco alto e 45 com risco muito alto de epidemia

Dos 184 municípios cearenses, 86 estão com risco alto e risco muito alto de epidemia de dengue no próximo ano. Por conta dessa constatação, feita pelo Ministério da Saúde, vão ser intensificadas as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti em todo o Estado. No próximo dia 7, o secretário estadual da Saúde, Arruda Bastos, vai se reunir com os secretários municipais da Capital e Região Metropolitana para alertá-los sobre a prevenção e controle da doença antes que se inicie a próxima quadra chuvosa.

A reunião será no auditório da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), na praia de Iracema, das 8 horas ao meio-dia. E, no próximo dia 13, a exemplo do que fez o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, a Secretaria da Saúde inicia a Caravana da Dengue pelo Interior, indo, em primeiro lugar, aos municípios da macrorregião Norte. Arruda Bastos diz que vai se reunir com técnicos, profissionais da saúde e gestores municipais, no Centro de Convenções de Sobral. No dia 17 de dezembro, será a vez da macrorregião do Cariri, Sul do Ceará.

“A Caravana da dengue vai incentivar o trabalho que está sendo feito nos municípios. Vamos mobilizar os prefeitos e secretários da Saúde, além da Defesa Civil e Corpo de Bombeiros”. Arruda Bastos diz ainda que a intensificação das ações “é para evitar epidemias semelhantes aos picos ocorridos no Ceará em 1987, 1994, 2001 e 2008”. O secretário lembra que as pessoas podem denunciar focos do mosquito nos municípios.

Em 57 municípios do Estado, o risco de epidemia de dengue é baixo e em 41 municípios o risco é moderado. Este ano, até o último dia 19, no Ceará ocorreram 10.988 casos confirmados de dengue em 117 municípios. Há 16 óbitos confirmados. Desse total, cinco por dengue hemorrágica e 11 por complicação.
Mais informações pelo disque saúde: 0800 61 1997 ou pelo site: www.combatadengue.com.br

O quê
ENTENDA A NOTÍCIA
Dengue é uma doença infecciosa transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti infectado. No Brasil, as condições climáticas favorecem a circulação do mosquito e já ocorreram várias epidemias, inclusive no Ceará.
Rita Célia Faheina
ritacelia@opovo.com.brEste endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Veja clicando no Leia Mais, a sítuação dos municípios cearenses com risco de epidemia de dengue
Risco moderado

Abaiara, Alcântaras, Ararendá, Aratuba, Assaré, Baixio, Barreira, Baturité, Frecheirinha, Gal Sampaio, Graça, Ipueiras, Juazeiro, Lavras, Limoeiro,Maranguape Mauriti, Meruoca, Milagres, Missão Velha, Mombaça, Morada Nova, Pacajus, Pacoti Paraipaba, Quiterianópolis, Quixadá, Quixeramobim, Quixelô, Reriutaba, S.do Acaraú, S.L.do Curu, Sobral, Tabuleiro, Tauá, Uruburetama Umari, Uruoca, Varjota, Várzea Alegre, V.do Ceará.

Risco alto
Acarapé, Altaneira, Amontada, Aracati,  Barbalha, Barro, Barroquinha, Beberibe, B.Santo, Campos Sales, Caucaia, Cedro, Chaval, Coreaú, Eusébio, Forquilha, Ibaretama, Icapuí, Itaiçaba, Itaitinga, Itapiúna, Jaguaribara, Jardim, Jijoca, Jucás, Martinópole, Miraíma, Morrinhos, N.Olinda, Ocara, Orós, Paracuru, Parambu, Pindoretama, P.Carneiro, Salitre, S.do Cariri, S.G.do Amarante, Senador Sá, Solonópole, Tamboril.

Risco muito alto
Acopiara, Apuiarés, Aracoiaba, Arneiroz, Boa Viagem, Camocim, Canindé, Capistrano, Caridade, Chorozinho, Crateús, Crato, Fortaleza, Granja, Guaiúba, Horizonte, Ibicuitinga, Iguatu, Independência, Ipaporanga, Itapajé, Itapipoca, Itatira, Maracanaú, Marco, Massapê, M.Tabosa, Moraújo,Mucambo, N.Oriente, Pacatuba, Palmácia, Pereiro,Pentecoste, Potengi, Russas, Redenção, S.Benedito, S.J.do Jaguaribe, S.Quitéria, Tarrafas, Tianguá, Tururu, Ubajara e Umirim.

Fonte: O POVO Online visto no sítio da Canoa FM

 

Um comentário:

Blog do Vereador Marcos Nunes disse...

Esta notícia é preocupante, existem informações extra-oficiais que na comunidade de Ilha do Meio, fronteira com nossa comunidade do Gravié há agumas pessoas com sintomas da dengue, fato este confirmado por moradores do Gravié na Sessão que empolsou a nova presidenta da Associação dos moradores do Gravié.