segunda-feira, 8 de março de 2010

Agricultores em Icapuí colhem milho desenvolvido pela EMBRAPA

O programa Nordeste Rural da TV Verdes Mares divulgou neste domingo (07/03) uma reportagem sobre a plantação de milho denominado catingueiro, desenvolvido pela Embrapa no assentamento Campos Verdes em Icapuí.

Reproduzimos o texto abaixo sobre a reportagem:

Agricultores colhem o milho catingueiro

Espécie produzida em laboratório resiste ao semi-árido

07/03/10

Os agricultores de um assentamento do município de Icapuí, no litoral oeste, começaram a colheita de um grão diferente de milho.

Para o clima quente e a terra árida do nordeste, grãos especiais. O milho catingueiro foi desenvolvido pela Embrapa para resistir ao semi-árido.

No assentamento rural Campos Verdes, litoral oeste do Ceará, seu Roberto festeja a colheita precoce das espigas. O agricultor, que um dia deixou para trás o sonho da capital e retornou à lavoura, plantou pela primeira vez este ano o milho criado em laboratório. Agora, enche as mãos com o resultado…

No assentamento, as famílias estão descobrindo na prática que o milho catingueiro pode reduzir os riscos de frustração da safra, já que não depende da chuva.

Aqui, os seis hectares de cultura receberam irrigação por gotejamento. Em 60 anos de trabalho no campo, seu Cosme, que já é aposentado, mal acreditou quando percebeu o milho prontinho para colheita na metade do tempo do tradicional.

Diferencial do grão

Outra diferença deste cultivo de milho é o destino da produção. Tudo o que está sendo colhido aqui será vendido não como grãos para alimentação e sim como semente. Uma forma de obter maior valor agregado ao milho.

A saca do milho para semente pode alcançar um valor quatro vezes maior que o grão comum, asseguram os agrônomos que oferecem apoio técnico no assentamento.

Na vizinhança, dona Maria Edileuza já aposta no milho catingueiro para substituir a plantação de feijão e do milho tradicional.


Para ver a reportagem, clique AQUI


Fonte: TV Verdes Mares

Nenhum comentário: